Lista de territórios ocupados pelo Império Japonês

Escrito por rita kennedy Google | Traduzido por maria itokazu
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lista de territórios ocupados pelo Império Japonês
O Império Japonês alcançou sua extensão máxima durante a Segunda Guerra Mundial (Japan image by Angelika Bentin from Fotolia.com)

O Império Japonês governou as ilhas do Japão e diversos territórios estrangeiros por mais de meio século, até ser destruído no período final da Segunda Guerra Mundial. Sendo o único império não-ocidental na história recente, é uma anomalia histórica, mas tentou imitar as ideias ocidentais de conquista imperial, de acordo com Ramon H. Myers e Mark R. Peattie em "The Japanese Colonial Empire" (O Império Colonial Japonês). Os japoneses construíram gradativamente o seu império, ocupando novos territórios por um período de quase 50 anos.

Outras pessoas estão lendo

Década de 1890

A década de 1890 testemunhou os primeiros avanços do Japão em termos de conquista imperial. A restauração da dinastia real Meiji, em 1868, havia lançado o país na direção da modernidade e da industrialização e os líderes do novo Japão ansiavam por imitar as nações da Europa Ocidental, que possuíam colônias no mundo todo. A guerra Sino-Japonesa de 1894-95 viu o Japão derrotar a China no que foi essencialmente uma batalha pelo controle da Coreia. A vitória japonesa deu a esse país o domínio sobre a península coreana (ainda que a anexação só tenha sido formalizada em 1910), Taiwan e parte da península de Liaotung, que foi mais tarde abandonada devido às pressões internacionais. Também fez com que as potências da Europa e os Estados Unidos levassem o Japão mais a sério desde então, conforme a autora Sarah Paine.

Década de 1900

As mesmas questões nortearam a participação do Japão na guerra Russo-Japonesa de 1904-05. Os japoneses se sentiram ameaçados pela Rússia e queriam se certificar de que esse país não usaria a península coreana como ponto de apoio para um ataque ao território japonês. Com essa vitória, o Japão não só garantiu o domínio na Coreia, mas também conquistou uma nova esfera de influência na Manchúria, na China, conforme a autora Susan Townsend.

Primeira Guerra Mundial

O Japão se uniu às Potências Aliadas durante a Primeira Guerra Mundial, decisão que permitiu ao país conquistar territórios no Pacífico às custas da Alemanha. O Império Alemão foi dividido entre os Aliados. A maior parte do território em jogo ficava na África e foi distribuído entre a França e o Reino Unido, mas o Japão levou vantagem no Pacífico. As ilhas da Micronésia, que estavam sob domínio alemão deste 1889, foram oficialmente transferidas para o Japão em Outubro de 1914. Em função da guerra, o Japão também ganhou a ex-colônia alemã de Tsingtao, na China continental.

Segunda Guerra Mundial

O Japão aproveitou a Segunda Guerra Mundial para expandir-se em direção ao Sul, ocupando a Indochina Francesa em Julho de 1941. Em 1941 e 1942, os japoneses atacaram e anexaram diversos outros territórios no Pacífico e no sudeste asiático, incluindo Cingapura, Hong Kong, as Filipinas, Myanmar, Nova Guiné e Bornéu. Nos estágios finais da guerra, esses territórios, assim como as pequenas ilhas rochosas de possessão japonesa, foram palco de violentas batalhas, entre elas Guadalcanal, Guam e Iwo Jima.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível