Lista de trabalhos praticados por engenheiros mecânicos

Escrito por j.t. barett | Traduzido por cleuzeni torres
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lista de trabalhos praticados por engenheiros mecânicos
Engenheiros usam seu conhecimento para projetar, construir e testar máquinas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Um engenheiro mecânico aplica o conhecimento abstrato da física para projetar uma máquina que seja eficiente, a um custo reduzido. Ele cria um projeto, encontra as peças para construí-lo e testá-lo completamente antes de entregar o produto final de trabalho. Como projetos podem ser complexos e exigir anos de experiência, os engenheiros se especializam em determinados tipos de máquinas, tais como aviões, motores a diesel ou eletrodomésticos.

Outras pessoas estão lendo

Design

Então o cliente do engenheiro diz que ele precisa de uma máquina que possa executar determinadas tarefas. Ele especifica o tamanho, a forma geral e dá ao engenheiro um orçamento. O engenheiro usa as especificações e cria um projeto que realiza o que o cliente quer. O processo de design é criativo, envolvendo tanto o conhecimento da física e da matemática por trás da máquina, bem como percepções pessoais sobre como fazê-la funcionar.

Simulações

Muitos projetos mecânicos exigem simulação. Se uma máquina ou sistema custa caro ou requer testes de segurança, o engenheiro tem que, primeiro, criar um modelo no computador que funciona como uma máquina na vida real. Por exemplo, um engenheiro de construção de uma ponte vai fazer um modelo no computador e ver como ela se comporta sob ventos fortes, tráfego pesado e outros tipos de estresses mecânicos. A simulação não é a resposta para todos os problemas, mas permite que o engenheiro aperfeiçoe um projeto antes de realmente construí-lo.

Testando

Quando um projeto parece completo, o engenheiro cria o design ou tem alguém para ajudá-lo. Ele garante que as diversas partes se encaixam perfeitamente e funcionam em conjunto, ao mesmo tempo que segue as especificações do cliente, então, a máquina é testada para ter certeza que irá funcionar de forma confiável. Os testes podem ser destrutivos ou não destrutivos. Um teste destrutivo irá executar a máquina em condições extremas até que esta quebre. Um teste não destrutivo pode ser apenas para verificar as peças da máquina em relação a desgaste, fazendo o uso de raios-X ou outros métodos que não envolvem danos físicos.

Comunicação

Frequentemente, o engenheiro trabalha como parte de uma equipe. A equipe pode incluir o grupo de vendas, técnicos, contadores e executivos. Ele se comunica com a sua própria equipe e a equipe do cliente, mantendo atualizado o andamento do projeto. Ele pode apresentar projetos para outros engenheiros e pedir-lhes conselhos e críticas construtivas.

Especificação de partes

O projeto de uma máquina pode envolver diferentes peças. A empresa do engenheiro pode fazer suas próprias peças ou comprar de terceiros. O engenheiro faz sua busca por peças através de catálogos, pedir os representantes de vendas e avaliar amostras para se as peças são apropriadas para o projeto. O engenheiro pode trabalhar com mecânicos para produzir peças personalizadas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível