Uma lista de verificação para avaliação de textos narrativos

Escrito por danielle hill | Traduzido por thais vieira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Uma lista de verificação para avaliação de textos narrativos
Use a lista de verificação para avaliar a escrita dos seus alunos (boy writes to writing-books.... image by Stepanov from Fotolia.com)

Avaliar precisamente um texto narrativo pode ser desafiador. Apesar de a escrita narrativa ser normalmente ensinada como uma habilidade básica de escrita baseada em orientações concretas, sua semelhança com a escrita criativa pode limitar uma avaliação qualitativa ou até invalidá-la. Para ser o mais justo possível em suas avaliações, use uma lista de verificação; desta forma, você pode ser imparcial e promover boas práticas básicas de escrita entre seus alunos.

Outras pessoas estão lendo

Linguagem

Ao considerar as escolhas linguísticas dos seus alunos, preste atenção especial à dicção e ao estilo. Se a narrativa incluir diálogos, busque escolhas de palavras que sejam condizentes com os personagens. Ao longo do texto, procure por uma linguagem que suporte o tom pretendido e o âmbito da narrativa. Se você deu instruções específicas sobre a língua ou estilo, considere o quão bem a escrita cumpre estas expectativas. Procure por quaisquer expressões ou formulações que transmitam com intensidade a atmosfera geral ou tenor da narrativa.

Organização e forma

Veja o quão bem seu aluno organizou a narrativa para refletir ritmo e tema. Compare adesão do aluno às formas tradicionais a quaisquer intenções de inovação; sempre que autorizado, verifique se o tema ou objetivo global do aluno mostra inovação formal. Busque organização que agregue coerência e fluxo natural para a estória, a não ser que os interesses temáticos ditem o contrário. Para os alunos mais avançados, avalie a suavidade e invisibilidade do narrador na organização da estória, verificando se o ritmo parece forçado e estereotipado.

Convenções

A menos que você tenha especificamente autorizado técnicas de escrita altamente inventivas, verifique se a narrativa obedece a convenções estilísticas, gramaticais e sintáticas. Procure concordância entre as partes do discurso, ortografia adequada e uso correto da pontuação. Verifique se o texto divide-se corretamente e de forma lógica em parágrafos e frases. Se a narrativa incluir qualquer diálogo escrito em um estilo que reflita padrões de fala impróprios ou gírias, considere se as irregularidades são admitidas pela temática e as características da estória.

Integração e voz

Para avaliar a qualidade global da narrativa, considere o quão bem os vários aspectos são integrados em todo o texto. Por exemplo, se o aluno adota uma voz seca e acadêmica, verifique se o tema ou a intenção aparente do trabalho reflete o estilo e a dicção. Se a estória descreve uma série de acidentes e mal-entendidos que acontecem em ritmo alucinante, considere se frases descritivas e lânguidas são adequadas. Ao longo das aulas, você pode avaliar a flexibilidade do aluno no desenvolvimento de vozes apropriadas para diferentes tipos de narrativas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível