Como se livrar da barriga saliente depois de uma cesariana

Escrito por fiona miller | Traduzido por andressa v. da nobrega
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Como se livrar da barriga saliente depois de uma cesariana
Volte a ficar em forma depois da gravidez (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Após ter um bebê através de uma cesariana, pode ser difícil ter seus músculos abdominais em forma novamente. A maioria das mulheres precisa lutar contra uma protuberância abdominal depois do parto, mas já que a cesárea requer uma incisão nos músculos e abdômen, pode tornar a situação mais delicada. Felizmente, você pode começar seus exercícios abdominais cerca de um mês após dar à luz.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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Instruções

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    Comece com exercícios Kegel para preparar o corpo para os abdominais. Eles podem ser realizados em qualquer momento após o parto. Basta contrair seu assoalho pélvico (preste atenção para não contrair apenas o reto) e segurar os músculos, contando de três a cinco, e então relaxar. Continue praticando até chegar a poder fazer os exercícios 20 vezes seguidas, cerca de três a cinco vezes por dia.

  2. 2

    Comece contraindo seu abdômen à medida que realiza suas tarefas diárias. Isso pode ajudar a fortalecer seus músculos e prepará-los para um exercício abdominal mais intenso.

  3. 3

    Faça flexões abdominais tradicionais e de ioga por quatro a seis semanas depois do parto, a menos que hajam complicações. Se seu parto teve complicações, fale com seu médico sobre quando pode começar a praticar exercícios.

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    Deite-se de costas com as mãos unidas atrás da cabeça, os joelhos dobrados e os pés planos no chão, para executar as flexões tradicionais. Traga seu tronco para perto dos joelhos, usando os músculos do torso, até sentir um leve "puxão" em seu abdômen. Continue até completar cinco vezes. Aumente o número com o tempo.

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    Deite-se com as mãos unidas atrás da cabeça. Levante os joelhos até o peito para executar a flexão abdominal da ioga. Leve o tronco na direção dos joelhos e então volte para a posição de descanso. Levante o corpo para a direita, com o objetivo de tocar seu joelho direito com o cotovelo esquerdo, e então volte à posição inicial. Toque o joelho esquerdo com o cotovelo direito, e então retorne à posição de descanso. Volte a levantar o tronco no centro e então volte à posição de descanso. Esse ciclo de quatro exercícios completa uma flexão da ioga. Faça cinco delas, aumentando seu número à medida que se sentir mais capaz.

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    Comece a praticar exercícios cardiovasculares, 30 minutos de cada vez, três a cinco vezes por semana, para elevar seus batimentos cardíacos e fazer seu corpo queimar gordura. Algumas sugestões para atividades cardiovasculares incluem corrida, caminhadas, esteira, dança, andar de bicicleta, andar na elíptica (máquina de musculação que imita o ato de subir escadas), ou esportes, como vôlei, tênis, futebol ou basquete.

Dicas & Advertências

  • Comece sua nova rotina de exercícios abdominais lentamente. Mesmo pessoas muito ativas antes do parto precisam de um tempo para que o corpo possa se recuperar do trauma da cirurgia.
  • Chame seu médico imediatamente se sentir dor no local da incisão.

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