Comportamento

O que dizer para uma pessoa de luto

Escrito por charles pearson | Traduzido por monica da costa
O que dizer para uma pessoa de luto

Você pode lutar para encontrar o que dizer quando os outros estão de luto

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

O luto ocorre quando alguém experimenta uma perda. Todo mundo sofre de forma diferente, e o sofrimento pode envolver uma ampla gama de emoções fortes, da raiva ao desespero e ao medo. Quando alguém experimenta uma perda, você pode não saber o que dizer. Algumas coisas em que você pode se concentrar podem ajudar as pessoas a lidar com uma perda, como a morte de seus entes queridos.

Reconhecimento

Reconhecer que seu amigo experimentou uma perda vai fazer com que ele saiba que você está disposto a falar sobre isso. Se a perda foi de um ente querido, rememore aquela pessoa, contando ao seu amigo algumas de suas memórias favoritas. Deixe que ele fale sobre a perda, pois isso pode ajudá-lo a processar o sentimento.

Pergunte sobre os sentimentos

Pergunte a ele o que sente. Depois, você pode permanecer em silêncio, deixando que seu amigo fale sobre a perda, se ele quiser. Você não deve forçá-lo a falar, uma vez que se sentir pressionado pode levá-lo a querer se fechar mais. Não importa o que ele diga, aceite e reconheça todos os sentimentos, ou você vai invalidá-los. Não diga a ele que você sabe como ele se sente, uma vez que isso não é de fato verdade.

Expresse preocupação

Deixe que seu amigo saiba que você sente preocupação e tristeza por sua perda. Seja genuíno sobre como você se sente e honestamente deixá-lo saber se você não tem certeza do que dizer. Não dê conselhos ou compare sua perda com alguma que você teve.

Não diga nada

Não diga nada se vocês entrarem em um período de silêncio. Você pode abraçá-lo ou apertar-lhe a mão e oferecer um contato visual. Ele pode estar focada em sua confusão interna, levando-o ao silêncio. Mas você pode continuar a apoiá-lo ficando ao seu lado. Não responda obrigatoriamente se ele pergunta porque a pessoa morreu, uma vez que esta questão é muitas vezes um grito de dor. Evite dizer banalidades como "é a vontade de Deus", já que estas explicações não vão necessariamente ajudar.

Ofereça ajuda

Ofereça-se para fazer as coisas para ele. Quando alguém está passando por uma perda, ela poderia ter dificuldades em completar as tarefas do dia-a-dia, especialmente se a pessoa amada desempenhou um papel importante em uma tarefa particular. Isso também pode dar-lhe a oportunidade de passar o tempo com sua amiga. Você pode alegar que cozinhou comida demais e não têm espaço suficiente na geladeira, se a sua amiga hesita em aceitar a ajuda.

Mantenha contato

Contate sua amiga periodicamente para perguntar como ela está. O melhor momento para fazer isso é em dias especiais, que podem despertar o sofrimento. Datas comemorativas podem incluir feriados e aniversários. Nunca assuma que a amiga tenha terminado o luto, mesmo que ela pareça estar bem por fora.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media