×
Loading ...

Madeira de bétula versus madeira de faia

As árvores de bétula e faia crescem em muitas áreas iguais e costumam prosperar no mesmo tipo de clima. Porém, as duas madeiras são diferentes entre si e possuem muitas características e usos individuais. As duas são usadas comercialmente e em casa.

Bétula e faia são duas espécies consideradas muito úteis (birch tree detail image by Stephen Orsillo from Fotolia.com)

Bétula

A bétula é uma árvore flexível cuja madeira é conhecida por sua resistência aos impactos. Ela é encontrada no norte e no nordeste dos Estados Unidos e no Canadá. A madeira é amarelada e pesada. As árvores são facilmente identificáveis pelo tronco branco e geralmente descascando. Elas crescem na maioria dos climas temperados, mas se saem melhor em zonas climáticas com as quatro estações bem definidas.

Loading...

Faia

As faias crescem no nordeste dos Estados Unidos e do Canadá, em densas florestas, ao lado de bordos. A madeira da faia é pálida e não costuma ser utilizada para fazer móveis, pois se expande e contrai em condições úmidas. A faia é considerada uma madeira dura e é muito utilizada como lenha para queimar. É uma árvore ornamental popular por causa da cor e do formato que tem.

Usos

A madeira da faia costuma ser utilizada como lenha para cozinhar e defumar. Também é usada para fazer placas de união que conectam as juntas dos móveis. A bétula também é considerada boa para fazer lenha, pois tem muitos óleos. O tronco dessa árvore é flexível e à prova d'água, por isso a bétula foi utilizada como um dos primeiros pergaminhos.

Força

A madeira da faia não tem a força e a resistência à umidade necessárias para fazer bons móveis ou outros objetos de madeira sujeitos a grande exposição à umidade. A madeira da bétula tem maior resistência à umidade do que a faia e faz móveis ligeiramente melhores, embora a madeira seja macia. A textura das duas madeiras permite trabalhos simples de carpintaria, sendo que ela é ideal para entalhe e outros usos domésticos, como pisos de interiores.

Vida útil

As madeiras da faia e da bétula têm a vida útil praticamente igual, se forem cuidadas e mantidas longe da umidade. A bétula tem duração média de aproximadamente 25 anos, assim como a faia; porém, se for bem conservada, a faia pode durar muito mais do que isso.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...