O que é uma madeira de nogueira?

Escrito por contributing writer | Traduzido por ricardo torres iupi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é uma madeira de nogueira?
A madeira de nogueira provém da família de árvores denominada juglandaceae (noix de coco image by Eric MATVEEFF from Fotolia.com)

Conseguir garantir o crescimento de uma nogueira exige grande compromisso, mas para a maioria das pessoas o esforço e o tempo gasto valem a pena, devido ao valor e à demanda dessa madeira. Apesar da nogueira possuir uma forte concorrência com outras madeiras, como o mogno, ela tem resistido como uma das principais para fins variados na Europa e nos EUA.

Outras pessoas estão lendo

História

Uma madeira de nogueira provém da família de árvores denominada Juglandaceae. Existem diferentes tipos de espécies classificadas nessa família. As mais populares são a nogueira inglesa, nogueira preta e nogueira branca. O tipo mais importante usado nas madeireiras é a nogueira negra americana. Ela pode ser encontrada em várias regiões da América do Norte. Essa madeira possui uma história rica. Desde os tempos coloniais, as famílias americanas a têm usado na construção de casas e celeiros.

Usos

A madeira de nogueira têm muitos usos. Ela é usada para fazer móveis, artesanato e instrumentos musicais, como piano. Também é ideal para painéis, estoques de armas e pisos. A melhor qualidade dessa madeira pode ser feita em folheados. As madeiras folheadas são compostas por fatias com uma espessura de aproximadamente 1 mm. Elas normalmente são coladas à uma madeira mais barata, que serve como armação. Esses revestimentos também podem ser utilizados como painéis. Usar madeiras folheadas é a maneira econômica de desfrutar do luxo e da estabilidade dos móveis de nogueira.

Descrição

Existem dois tipos diferentes de madeira de nogueira, dependendo da camada. A camada externa é chamada de alburno e a interna de cerne. O alburno pode possuir 7,5 cm de largura e ser de uma cor branca cremosa. O cerne possui uma cor de chocolate acastanhada. A superfície da madeira de nogueira reflete uma variação de texturas. Sua cor marrom rica e lustrosa dura mais tempo, sendo por isso que tornou-se uma das favoritas entre os carpinteiros e marceneiros.

Vantagens

A madeira de nogueira é relativamente fácil de se trabalhar com força e ferramentas manuais. Você pode facilmente criar detalhes frisados após a modelagem, roteamento e lixamento. Ela é inerentemente forte, estável e resistente ao choque. Em comparação com outros tipos de madeira, ela não encolhe ou incha facilmente. Essas qualidades são o que marceneiros e armeiros buscam. A madeira de nogueira raramente têm bolsões de seiva, portanto podem ser muito bem polidas. Uma das maiores vantagens do trabalho com essa madeira é que, na maioria dos casos, não é preciso adicionar uma camada de algum produto para torná-la mais atraente. Sua cor for naturalmente atraente, pode-se aplicar apenas um revestimento claro.

Considerações

A qualidade da madeira é avaliada com base no número de possíveis defeitos. Eles podem ser a presença de galhos mortos, de furos de insetos, nós e bicadas de aves. A melhor parte dessa madeira pode ser retirada a partir das raízes da árvore. No entanto, a quantidade de madeira que pode ser extraída dessa parte é suficiente apenas para fazer pequenos ornamentos. É importante notar que a serragem da madeira de nogueira pode irritar os olhos, a pele e o nariz. Ela pode também causar alergias e asma. Você tem que tomar cuidado e usar uma máscara de poeira quando estiver trabalhando com esse material.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível