Mais
×

Como saber se uma mamangava é macho ou fêmea

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Quando o inverno se torna primavera e esta se transforma no verão, insetos começam a deixar suas casas de inverno e tornam-se mais predominantes ao ar livre. Um destes insetos é a mamangava. Ela é grande, preta e amarela, geralmente encontrada em climas temperados. Embora as mamangavas operárias possuam ferrões, da mesma forma que a rainha, elas não costumam ferroar tanto comparadas aos outros tipos de abelha. Quando for identificar as mamangavas, é importante saber se elas são macho ou fêmea.

Instruções

Mamangavas coletam o pólen das flores e colocam-no nas corbículas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Examine a mamangava. Observe na seção abdominal quantos segmentos estão presentes. As fêmeas possuem seis, enquanto os machos têm sete.

  2. Olhe a cabeça da abelha, especificamente as antenas. Conte o número de segmentos das antenas. As fêmeas possuem doze segmentos, enquanto os machos têm treze.

  3. Observe se a abelha possui as corbículas nas patas traseiras, as quais são parecidas com um segmento brilhante com pelos longos e indicam que é uma fêmea. Procure por algum pólen amarelo, vermelho ou laranja próximo das pernas traseiras se as corbículas estiverem cheias.

  4. Observe as patas traseiras da mamangava, notando se estas são mais largas ou menores. As patas dos machos não são tão grandes quanto as das fêmeas e possuem um acabamento fosco e peludo.

O que você precisa

  • Lupa
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article