Maneira fácil de aprender frações matemáticas básicas

Escrito por melissa worcester | Traduzido por paula belchior
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As frações podem parecer confusas, mas lidamos com elas todos os dias: ao dobrar um pedaço de papel ao meio ou ao dividir a comida em porções para uma refeição em grupo. Tire fotos de frações, lembre de algumas regras simples e elas parecerão mais fáceis.

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Comece com exemplos do mundo real

As crianças muitas vezes entendem frações simples, especialmente se têm irmãos e precisam dividir a comida com eles. Se existe um grande biscoito e dois filhos, cada criança recebe uma metade. Se existe uma pequena pizza e quatro filhos, cada criança recebe um quarto da pizza. Se existem seis pedaços de doces e três filhos, cada criança recebe dois pedaços dos seis totais: dois sextos ou um terço ao simplificar. Esses exemplos cotidianos fazem as frações parecer menos ameaçadoras.

Somando frações

Comece somando frações com o mesmo denominador: existem quatro pedaços de doces e quatro filhos, de modo que cada um iria receberia um pedaço, ou um quarto. Mas uma criança dá a sua parte para um de seus irmãos. Esse irmão agora tem um quarto mais um quarto, o que equivale a dois quartos (adicione os numeradores), o que é o mesmo que a metade (simplifique). Faça um desenho das quatro peças em uma grade de dois-por-dois, pois assim será fácil ver que dois deles equivalem à metade.

Mude para denominadores comuns

O número do topo de uma fração é o numerador e o número de baixo é o denominador. Se essas palavras longas são intimidantes, você pode simplesmente mostrar como as frações funcionam e chamá-los de "número de cima" e "número de baixo" até que o aluno seja mais velho. Comece com frações que possuam denominadores que sejam múltiplos um do outro. Um meio e um quarto são fáceis, porque você pode ver que a metade é igual a dois quartos. Faça desenhos mostrando os pedaços como partes de um todo: desenhe os quartos em um quadrado dois-por-dois em vez de desenhá-los em uma linha. Mostre como você pode desenhar uma linha para dividir as metades novamente para convertê-las em quartos, tornando assim os denominadores iguais. Em seguida, faça a mesma amostragem utilizando números. Faça um problema semelhante com terços; isso funciona bem para a amostragem de terços como parte de um círculo. Trabalhe com frações de maior dimensão e denominadores que não sejam múltiplos um do outro. Ao longo do caminho, mostre que a subtração de frações é apenas o inverso do procedimento da soma -- igualar os denominadores e, em seguida, subtrair em vez de adicionar o número do topo da fração.

Multiplicando frações

Comece com a multiplicação de um número inteiro e uma fração, como quatro vezes um meio. Reposicione a operação: um meio vezes quatro. Em vez de "vezes", diga que a metade de quatro é dois. A metade dos dois é um. A metade de um é meio. Uma metade de um meio é um quarto. Escreva essa última: um meio vezes um meio é igual a um quarto. Se você multiplicar os numeradores, você obtém um e, se multiplicar os denominadores, quatro. A regra para multiplicar frações é multiplicar os numeradores. colocar esse número em cima, e, em seguida, multiplicar os denominadores e colocar esse número na parte inferior da fração. O aluno ficará tão aliviado por não ter que arranjar um denominador comum que a operação parecerá fácil.

Truque fácil para dividir frações

Dividir frações também é fácil. Você pode tirar fotos para mostrar por que, mas a regra básica é simples de lembrar. Pegue a segunda fração na equação e troque a posição dos numerados e denominadores entre si. Se for um número inteiro, coloque o número sobre um e, em seguida, inverta as posições. Em seguida, multiplique as duas frações resultantes.

Simplificando frações

Os professores geralmente querem a resposta das operações no que chamam de sua "forma mais simples". Isso significa que você não pode escrever "dois quartos", e sim "um meio". Isso é muito fácil quando se está falando em quartos, mas quando suas frações têm números maiores, a simplificação se torna mais difícil. Comece verificando se ambos os números são pares. Se eles forem pares, são divisíveis por dois, então divida cada um por dois e veja o resultado. Então, talvez, você possa dividir por dois novamente. Também observe para ver se ambos são divisíveis por três ou cinco ou dez. Some os dígitos de um número; se a soma for igual a nove ou um múltiplo de nove, então o número é divisível por nove. Se você pode somá-los e eles resultam em um múltiplo de três, então o número é divisível por três. Esse é um momento em que os alunos são recompensados ​​por memorizarem completamente a tabuada. Isso pode ser um bom momento para voltar e praticá-la se o aluno estiver enferrujado nessa área.

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