Maneiras divertidas de ensinar sobre cuidado com os dentes na pré-escola

Escrito por kathryn walsh | Traduzido por leticia vitória
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Maneiras divertidas de ensinar sobre cuidado com os dentes na pré-escola
As crianças devem escovar seus dentes pelo menos duas vezes ao dia (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Enquanto seus pais cuidavam de seus dentes quando eram bebês e pequenos, os alunos de pré-escola estão chegando a uma idade onde serão responsáveis por escovar seus próprios dentes. Muitos alunos de pré-escola não sabem como fazer bem essa tarefa. De acordo com o National Institute of Dental and Craniofacial Research (Instituto de Pesquisa Dental e Craniofacial), cerca de 20% das crianças entre as idades de 2 e 5 anos tem cáries, então ensiná-las sobre cuidado dental é essencial.

Outras pessoas estão lendo

Visitantes de sala de aula

Os alunos de pré-escola ficarão felizes de ver um novo rosto em sala de aula, então convide um profissional da área para visitar a turma. Chame o convidado especial para ler uma história sobre o cuidado com os dentes em voz alta, mostrar algumas de suas ferramentas e dar dicas sobre como manter os dentes saudáveis. Ter um dentista amigável explicando tudo o que faz em uma consulta pode fazer as crianças terem menos medo de visitar o dentista.

Experimentos

Os alunos de pré-escola talvez tenham dificuldade em entender os problemas causados por não escovar os dentes, já que não podem ver o açúcar que sobra e a comida que fica nos dentes. Um simples experimento científico irá demonstrar como a comida pode danificar os dentes. Ferva dois ovos. Coloque um em um recipiente cheio de água e o outro dentro de um recipiente cheio de refrigerante de cola. Deixe os recipientes durante a noite. Na manhã, remova os ovos e peça para as crianças compará-los. Eles irão ver que um dos ovos ficou manchado com o refrigerante. Explique que a superfície de seus dentes é delicada como a casca de um ovo, e que pode manchar ou ser danificada por restos de comida.

Música

A música é uma ferramenta ideal para usar para o ensino de lições mais duradouras. Quando a criança aprende a música sobre cuidado dental, ela pode cantar todas as vezes que for escovar os dentes. Invente uma música sobre os passos para escovar os dentes. Por exemplo, "primeiro pegamos a pasta de dentes, e com um pouco na escova seguimos em frente". Faça a letra em cima de uma melodia conhecida como a da música do alfabeto. Invente movimentos para cada passo e cante a música com os alunos todos os dias.

Artesanato

Projetos de artesanato ajudam as crianças a aprender da forma mais manual. Peça às crianças que desenhem cartazes, ou deixe-os praticar fazendo dentes falsos. Dê a cada um dois quadrados de cartolina de 10 cm cada um e uma tigela de mini marshmallows. Ajude cada um a colar um semi-círculo de marshmallows em cada pedaço de cartolina. Quando os dois quadrados estiverem juntos como um sanduíche, eles parecerão dentes. Cada aluno pode levantar o topo de sua "boca" e usar uma escova de dentes de verdade para praticar a escovação na superfície de cada marshmallow.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível