Maneiras divertidas de ensinar subtração com denominadores incomuns

Escrito por sara mahuron Google | Traduzido por kelly isayama
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Maneiras divertidas de ensinar subtração com denominadores incomuns
Use manipuláveis matemáticos para tornar a matéria mais fácil (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Para subtrair frações, é preciso que os alunos encontrem um denominador comum antes que a subtração em si seja feita. Embora eles possam ser gênios da subtração, entender denominadores e converter frações pode ser um desafio que leva à frustração. Professores podem ajudar os alunos a entenderem melhor como subtrair frações e encontrarem o denominador comum usando materiais manipuláveis de matemática. Ocupe os alunos usando a ideia de pedaços de bolo, para tornar o aprendizado divertido. Eles serão capazes de compreender o conceito enquanto se divertem.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Use uma forma de verdade, uma assadeira redonda ou faça um bolo completo em cartolina para representar um número inteiro.

  2. 2

    Crie pedaços para o bolo. Por exemplo, faça duas metades, divida o bolo em quatro, seis, oito, dez, 12 e 16 pedaços. Identifique cada um deles com uma fração. Por exemplo, cada metade deve ter 1/2 na identificação. Decore cada parte para que elas se pareçam com bolo ou peça para os alunos fazerem a decoração.

  3. 3

    Crie cartões com problemas matemáticos envolvendo a subtração de denominadores incomuns. Tenha a certeza de que todos os problemas possam ser resolvidos usando pedaços de bolo. Talvez, seja preciso fazer pedaços ainda menores, como 1/20, ou remova esses cartões da atividade.

  4. 4

    Divida as crianças em grupos de quatro pessoas. Dê a cada criança um punhado de cartões e um bolo manipulável com todos os pedaços que os alunos precisarão para resolver os problemas. Peça aos alunos para trabalharem em grupo para a execução dos exercícios.

  5. 5

    Demonstre como usar o bolo manipulável. Por exemplo, resolva o problema 1/2 menos 1/3. Pegue uma metade e um terço do bolo e coloque-os na forma inteira. Instrua os alunos de que eles terão que encontrar novas peças que irão preencher o mesmo espaço de maneira igual. Demonstre como é possível usar cinco pedaços de 1/6 para fazer isso.

  6. 6

    Explique que os alunos devem encontrar as peças alternadas maiores e que, no exemplo, que três pedaços de 1/6 são iguais a 3/6 e dois de 1/6 equivalem a 2/6. Assim, o problema pode ser reescrito por 3/6 menos 2/6, que é igual a 1/6.

Dicas & Advertências

  • Use problemas simples de matemática para ensinar o conceito e faça o material manipulável de modo que ele fique fácil de ser utilizado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível