×
Loading ...

Maneiras fáceis de lembrar os 206 ossos do corpo humano

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A memorização dos 206 ossos da anatomia humana pode parecer um desafio e tanto e não importar o método utilizado, tudo se resume a boa e velha estratégia de memorização. Entretanto, existem alguns truques e métodos simples que ajudam a memorizar alguns ossos. Para aprender todos os ossos, utilize técnicas básicas de aprendizagem que podem ser aplicadas à memorização em geral.

A memorização dos 206 ossos da anatomia humana pode parecer um desafio e tanto (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

Métodos e truques de memorização

Uma das formas mais fáceis de lembrar um conjunto de coisas pequenas é formar um conjunto maior -- assim como os ossos que se juntam para formar o esqueleto -- é dividir o objeto grande (p. ex. o esqueleto) em partes menores (p. ex.mãos, torso, braços, etc.). Concentre-se na memorização de alguns grupos de ossos, como todos os ossos da mão. Dessa forma, cada lista aprendida é menor. Em geral, se você conseguir agrupar os ossos em grupos de dez ou menos, o aprendizado será mais fácil.

Para os aprendizes mais visuais, uma maneira fácil de lembrar os ossos é por meio de ilustrações ou modelos. Tire um tempo para desenhar o esqueleto detalhadamente indicando todos os ossos e guarde essa imagem na cabeça. Fazer o seu próprio desenho ajuda bastante a lembrar os nomes dos ossos. Posteriormente, imagine o desenho para estimular a memória. Outra alternativa é comprar um esqueleto de plástico e colocar os nomes nos ossos. Isso fornece um material concreto para manusear, tornando o aprendizado mais efetivo.

Para os mais criativos, é possível tentar escrever uma pequena história na qual os ossos que você está tendo dificuldade em decorar desempenham um papel na história. Por exemplo, um menino quebra a tíbia. É possível fazer com que o personagem quebre vários ossos e escrever sobre como eles foram tratados. Com o uso do vocabulário repetidas vezes, as palavras começarão a ser memorizadas. Mas talvez você prefira usar uma música para ajudar a memorizar os nomes dos ossos. Escreva uma canção que conecte todos os 206 ossos. Até mesmo a Hannah Montana canta uma música sobre ossos que pode ajudar no aprendizado de alguns deles.

E tem alguns mnemônicos que ajudam com as partes dos ossos. Por exemplo, apenas um mnemônico é usado para lembrar os ossos do carpo: Esta (nova) semi-lua brilha na pirâmide: pise forte no trapézio até que o trapezoide grande fique uniforme. Cada palavra começa com uma a letra associada com os ossos (Escafoide [Navicular], Piramidal, Pisiforme, Trapézio, Trapezoide, Grande osso, Unciforme). É obvio que quando se faz uso do mnemônicos ainda é preciso lembrar os nomes e você tem uma frase para aprendê-los. No entanto, se os mnemônicos ajudam, você pode criar os seus usando a primeira letra dos ossos mais difíceis de lembrar e criar a sua própria frase com eles.

Loading...
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...