Mais
×

Mantenha o seu home office organizado e aumente a sua produtividade

Getty Imagens

Introdução

É cada vez mais comum as empresas permitirem que seus funcionários trabalhem alguns dias da semana no esquema home office. Além disso, é crescente a quantidade de profissionais liberais ou freelancers que trabalham por conta própria em seus próprios lares. Apesar de ser uma modalidade de trabalho flexível e mais livre para quem quer deixar de ter chefe ou horários restritivos, trabalhar em casa requer grande concentração, organização e responsabilidade. Mantenha sua produtividade em alta com um escritório organizado e trabalhe com muito mais qualidade e conforto!

Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

Escolha um lugar só seu

O primeiro passo para ter seu home office sob controle é escolher um local só seu para trabalhar. Não caia na ilusão que você poderá usar a mesa da sala ou da cozinha, pois dificilmente dará certo. Escolha um cantinho exclusivo para você, onde ninguém mais irá entrar ou trocar as coisas de lugar. Assim você poderá usar esse espaço sem a interferência de ninguém. Dessa forma fica muito mais fácil decidir onde colocar as coisas do jeito mais prático para executar o seu trabalho. Além disso, você não vai se preocupar com outras pessoas tocarem elementos que são importantes, como arquivos, envelopes e correspondências confidenciais.

Martin Poole/Stockbyte/Getty Images

Cada coisa no seu lugar

Quando cada objeto tem o seu lugar, a organização se torna muito mais fácil. Cabos, computador, canetas, papéis, réguas, seja o que for. Designe um espaço próprio onde cada coisa deve ficar. Não acredite que "organizar-se na própria bagunça" pode funcionar. Isso geralmente é desculpa de desorganizados! Separe objetos em caixas, gaveteiros, estojos e pastas e decore-os com cores diferentes. Junte materiais de acordo com sua utilidade. Coisas que são usadas juntas devem ficar perto uma das outras. Já aquilo que você usa de vez em quando pode ficar num lugar de menos destaque na sua arrumação.

Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

Organize seus documentos

Existem coisas substituíveis, como canetas e lápis, mas outras, como os documentos, podem dar uma tremenda dor de cabeça caso desapareçam. Procure usar pastas com vários compartimentos, separando seus documentos pelo tipo. Não deixe-os sobre a mesa ou jogados numa prateleira, pois outra pessoa desavisada pode passar e jogá-los fora. Guardá-los numa pasta ou gaveta não é essencial somente para sua organização, mas também para a própria preservação da papelada. Quem nunca derramou café num documento que jogue a primeira pedra! Para evitar acidentes, guarde bem o que é importante para o seu trabalho.

Jupiterimages/Creatas/Getty Images

Use a imaginação

Você não precisa gastar nem um centavo comprando pastas e caixas para se organizar. Economize uns trocados e use o que estiver ao seu alcance na sua própria casa. Latas decoradas, potes de conserva e até mesmo garrafas podem ajudar a deixar seu cantinho de trabalho organizado e com muito charme. Nas latas, você pode colocar lápis e canetas, por exemplo. Os potes são ideais para guardar pequenos objetos como clips de papel ou borrachas. Para que sua mesa de trabalho não pareça improvisada, aproveite para relaxar pintando ou decorando estes materiais no seu tempo livre.

Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images

Conforto acima de tudo

Organizar um home office não é só cuidar de objetos e decoração, mas sim do ambiente em que você trabalha como um todo. Repare se a iluminação do seu cantinho é suficiente, se é arejado e possui temperatura adequada. Também providencie uma cadeira confortável, já que você vai passar várias horas nesse ambiente. Trabalhar num lugar desagradável é péssimo para a sua produtividade e nada recomendado para a sua saúde. Antes de qualquer tipo de organização, pense no seu conforto. É essencial estar cômodo nas horas em que for trabalhar, assim suas tarefas não se transformam num suplício!

Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Praticidade

Imagine um cockpit de um piloto de Fórmula 1. Ali tudo foi pensado para se encaixar perfeitamente às necessidades do piloto. O seu home office tem que seguir a mesma ideia. Não guarde em gavetas escondidas os objetos ou documentos que você precisa usar diariamente e não deixe coisas irrelevantes no lugar onde trabalha. O conceito é simples: quanto mais usar um objeto, mais perto da sua mão ele deve ficar. Pense numa disposição de objetos prática e funcional de acordo com suas necessidades do trabalho, para que você não tenha que se levantar e buscá-los a toda hora, interrompendo suas tarefas.

Michael Blann/Lifesize/Getty Images

Referências inspiradoras

Ao fazer home office, uma das coisas que você tem de sacrificar é o relacionamento com colegas de trabalho. Em alguns aspectos, trabalhar sozinho pode estancar a criatividade, já que não há troca de informações e ideias com outras pessoas. Para se manter sempre criativo e motivado, uma opção é criar um cantinho com referências e inspirações para a sua rotina profissional. Seja um quadro com fotos da família, cartazes motivacionais, belas imagens ou mensagens divertidas, ter um ponto onde você pode olhar, se inspirar e relaxar a mente sempre ajuda a recarregar as baterias.

Comstock Images/Comstock/Getty Images

Organize sua agenda

O trabalho em um home office requer um grande senso de responsabilidade e dedicação. Não é porque você está em casa que está de folga! Lembre-se que você é seu próprio chefe. Por isso, mantenha sua agenda de trabalho sempre em dia. Tenha um horário certo para começar e terminar a jornada, além de momentos de almoço e descanso. Com base nestes horários, construa seu cronograma de tarefas e não perca o foco das atividades com as distrações do dia-a-dia da casa. Assim, você mantém a produtividade e os ganhos sempre em dia.