Como manter uma criança concentrada

Escrito por rebecca rogge | Traduzido por rayssa amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como manter uma criança concentrada
Até para adultos pode ser difícil se concentrar, então seja paciente com o seu filho (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Às vezes parece que a atenção de uma criança não dura mais que alguns segundos. Ele escolhe um brinquedo, brinca com ele e quase instantaneamente joga-o no chão quando outro brinquedo chama a sua atenção. Em uma sala de aula ou durante atividades práticas, pode ser frustrante para professores, ou pais, conquistar a atenção de crianças. Ensiná-las a se concentrar é um exercício que leva tempo, mas nem sempre é difícil motivar alunos a fazerem atividades para melhorar a sua concentração. Um estudo da University of British Columbia citado no jornal The Vancouver Sun mostra que brincar pode ajudar no aumento da concentração de crianças.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Incentive a criança a desacelerar. Embora seja quase impossível, por exemplo, forçar uma criança a continuar brincando com algo que já não a interessa mais, tente incentivar o seu filho a perceber os detalhes em imagens de livros ou no seu quintal. Peça que ele aponte os detalhes, como cores ou formatos, usando brincadeiras como "Eu vejo".

  2. 2

    Pratique escutar. Muitas crianças se distraem visualmente. Se você estiver conversando e eles notarem algo acontecendo do outro lado da sala, talvez eles simplesmente saiam sem perceber que você continua ali. Tente ler livros para eles, sem mostrar as imagens, incentivando-os a imaginá-las. Ou brinque de "o mestre mandou" ou brincadeiras semelhantes que os forcem a ouvir o que está acontecendo e agir de acordo.

  3. 3

    Limite a mídia. Televisões, computadores e o constante barulho do rádio são as principais fontes de distração para crianças, que estão aprendendo desde cedo a fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Imagens que constantemente piscam e se alteram incentivam a mudar o foco da atenção, prejudicando os esforços para desenvolvê-la. Limite o tempo que a criança passa junto à mídia eletrônica, como apenas durante os fins de semana ou durante uma hora por dia e certifique-se de que a sua criança tenha bastante tempo livre.

  4. 4

    Pratique a integração corpo e mente. Muitas crianças se distraem tão facilmente que mal notam o que estão fazendo. É como se os seus corpos estivessem sendo empurrados na direção de novas imagens e sensações. Exercícios simples, como se sentar em uma cadeira sem se mover por alguns minutos, ensinam autocontrole. Ou distribua cartas às crianças, uma de cada vez, com uma boca ou ouvido desenhado nelas, indicando quando é hora de falar ou ouvir. A carta serve como um lembrete mental sobre o controle físico.

  5. 5

    Seja um exemplo. Crianças são bastante observadoras e, se você está constantemente no telefone, checando o email, fazendo o jantar e falando com o seu esposo ao mesmo tempo, o seu filho pegará esses hábitos. Quando estiver conversando com o seu filho, concentre-se apenas nele. Ensine-o que, quando estiver conversando com outras pessoas, a atenção é sinal de respeito.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível