Como fazer manutenção em um motor Traxxas 3.3

Escrito por matthew cote | Traduzido por henrique monsanto pohl
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Como fazer manutenção em um motor Traxxas 3.3
Familiaridade com o motor do seu veículo será útil na próxima vez que você tiver um problema mecânico (rc-modell image by andreas from Fotolia.com)

O motor Traxxas 3.3 para veículos de controle remoto oferece o torque necessário para girar as rodas grandes dos caminhões-monstro T-Maxx, S-Maxx ou Revo, além de fornecer o poder de impulso requerido pelo Jato 3.3 de alta velocidade. Veículos Traxxas deixam o entusiasta desmontar completamente cada peça do carro. Não só a reconstrução do motor 3.3 esclarece o mistério por trás da mecânica, mas também faz com que seja muito mais fácil diagnosticar um problema ou mau funcionamento no futuro.

Nível de dificuldade:
Desafiante

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O que você precisa?

  • Aquecedor de vela (3232X)
  • Alicates
  • Chaves de fenda
  • Soquete de 8 mm
  • 1 óleo de motor sintético
  • Álcool desnaturado
  • Spray para motores elétricos

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Solte os dois parafusos que fixam o escapamento da torre de arrefecimento ao invólucro do motor. Retire os parafusos do escapamento e do cabeçote. Em seguida, desconecte-os do motor.

  2. 2

    Solte os três parafusos que seguram a montagem do EZ-start no motor. O EZ-start inclui quatro marchas e um motor elétrico, todos alojados em um invólucro de metal. Retire todo o conjunto do motor após soltar os parafusos.

  3. 3

    Retire o 5.0 E-clip da ranhura na extremidade do virabrequim. Em seguida, puxe o sino da embreagem para fora do virabrequim.

  4. 4

    Solte a porca do volante do motor na ponta do virabrequim com uma chave soquete de 8 mm. Insira uma chave de fenda em um dos espaços da arruela cone e, em seguida, retire-o do virabrequim. Remova a arruela cone do virabrequim e guarde-a.

  5. 5

    Solte a vela de dentro do cabeçote de refrigeração. Remova os quatro parafusos que fixam a placa traseira do motor e, em seguida, separe a placa traseira do cárter.

  6. 6

    Solte os cinco parafusos do cabeçote de refrigeração e, em seguida, retire-o do bloco do motor.

  7. 7

    Acesse a parte inferior da manga de metal através da abertura na parte traseira do cárter. Use um utensílio de madeira para erguer a manga de baixo para cima e, em seguida, puxe-o para fora do invólucro do motor e guarde-o.

  8. 8

    Gire a manivela até que a haste de pistão esteja na posição 12 horas da sua rotação. Isso também é referido como o ponto morto superior ou TMS. Deslize a haste para fora do pino da manivela com um par de alicates. Depois, puxe a haste e o pistão verticalmente através da parte superior do cárter.

  9. 9

    Pressione a ponta do eixo piloto para fora através da parte de trás do cárter. Desaperte o 3.0NL, localizado abaixo da base do carburador e, em seguida, remova o carburador do cárter.

  10. 10

    Pulverize o cárter e mancais com álcool ou spray de motor elétrico. Assopre os componentes com ar comprimido para secar tudo.

  11. 11

    Avalie os rolamentos à procura de danos. Inspecione o O-ring de vedação do escape e o O-ring da placa traseira à procura de qualquer sinal de desgaste ou dano. Substitua os componentes caso necessário.

  12. 12

    Pingue algumas gotas de óleo de motor sintético nos rolamentos e depois inspecione o virabrequim à procura de corrosão ou danos (especificamente, perto da porta de entrada). Torça o pino de manivela e veja se ele roda sem problemas, sem qualquer folga.

  13. 13

    Insira o virabrequim através da rolamentos de esferas e inspecione o O-ring do carburador e a borracha do braço do acelerador à procura de danos.

  14. 14

    Solte a agulha de alta velocidade até que se desprenda da caixa do motor e, em seguida, limpe tanto ela como o corpo do carburador com álcool desnaturado.

  15. 15

    Aplique ar comprimido para secar todas as peças do motor. Insira a agulha de alta velocidade na caixa de agulha e aperte-a por todo o caminho. Dê quatro voltas soltando o ajuste de mistura da agulha de alta velocidade (a configuração de fábrica recomendada). Deslize o carburador para dentro do cárter. Aplique pressão enquanto aperta o parafuso.

  16. 16

    Aplique uma gota de óleo no furo do êmbolo do pistão antes de inserir a cavilha. Instale a haste de ligação no êmbolo, com o alívio da saia do pistão e o furo de lubrificação alinhados. Alinhe o pino no interior da haste do pistão e, em seguida, insira-o no pistão através da abertura maior.

  17. 17

    Segure o pino clipe (G clipe), fixando-o nas ranhura do pistão. Deixe cada furo lubrificador na direção da biela. Abaixe o êmbolo e a biela para baixo através da parte superior da caixa de motor. Aplique um pouco de óleo a cada pino da manivela e, em seguida, deslize a biela sobre o pino de manivela. Uma vez instalado, gire o pino de manivela até que ele fique centrado na parte inferior do cárter.

  18. 18

    Lubrifique o êmbolo e inserira a manga dentro do bloco do motor, empurrando-o para baixo o máximo possível. Deixe a ranhura na parte de trás da manga do pino localizado atrás da tampa do motor.

  19. 19

    Deslize a junta do cabeçote de cobre. Pressione rente ao cabeçote de refrigeração e, em seguida, aperte os cinco parafusos de maneira que a junta continue rente. Aperte um parafuso de canto uma volta completa e, em seguida, diagonalmente sempre nos cantos opostos com um torque igual. Repita esse processo até que todos os parafusos estejam firmes. Conecte o eixo de arranque à placa traseira do bloco do motor.

  20. 20

    Gire o eixo de partida aplicando pressão em direção ao eixo de manivela para encaixar o eixo do motor de arranque no pino . Ligue a placa traseira ao bloco do motor e, em seguida, aperte com os quatro parafusos. Aperte a vela de reposição (3232X é recomendada para o TRX 3.3).

  21. 21

    Instale a arruela em relação ao eixo piloto de modo que a maior abertura fique voltada para o invólucro do motor. Coloque o volante do motor sobre o eixo-piloto e, em seguida, conecte-o com a arruela. Aperte a porca do volante até tocá-lo aplicando 38N.m de torque.

  22. 22

    Instale as sapatas da embreagem no volante do motor e encaixe os pinos do para estabelecer uma conexão com os buracos em suas respectivas sapatas da embreagem. Limpe e lubrifique os dois rolamentos do sino da embreagem e, em seguida, situe um rolamento em cada lado do sino da embreagem. Instale-o sobre o eixo-piloto e, em seguida, aperte o 5.0 E-clip.

  23. 23

    Lave os rolos de embreagem com álcool desnaturado, lubrificanndo com algumas gotas de óleo sintético do motor. Posicione o sistema EZ-Start sobre o eixo do motor de arranque, que se estende para formar a parte de trás da placa do invólucro do motor. Fixe o mecanismo EZ-Start e encaixe com três parafusos. Fixe o escape com todos os canos de volta virados para a parte traseira da caixa do motor com os dois parafusos de fixação.

Dicas & Advertências

  • É recomendado que você substitua a vela cada vez que seu reconstruir o motor para garantir um ótimo desempenho.
  • Siga os procedimentos no-break antes de dirigir seu motor recém-construído para minimizar os danos e otimizar o desempenho.
  • Tome precauções delicadas com a junta da cabeça de cobre, pos danificá-la exigirá a substituição.

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