O que são marcadores somáticos?

Escrito por jane tolman | Traduzido por marina villar
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que são marcadores somáticos?
Marcadores somáticos no cérebro desencadeiam reações de estímulos emocionais (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Os marcadores somáticos iniciam reações físicas aos estímulos emocionais. A palavra somático provêm da palavra latina "soma", que significa "do corpo". Quando uma pessoa sente uma emoção particular, um marcador somático aciona o corpo para selecionar a opção biologicamente mais vantajosa para a situação. Antonio Damasio, um renomado neurocientista, tornou-se conhecido por sua hipótese do marcador somático, mostrando que, através deles, a emoção está intrinsecamente ligada a decisões racionais.

Outras pessoas estão lendo

Hipótese do marcador somático

Em sua hipótese do marcado somático, Damasio investigou pessoas que têm danos no sistema límbico. O sistema límbico, ou córtex frontal do cérebro, é a fonte de emoções e a que interpreta a informação de retorno do marcador somático. Embora pessoas com danos no sistema límbico testadas tivessem boa inteligência e linguagem, eles repetidamente fizeram erros de julgamentos e comportamento inapropriado em situações sociais. Isso, Damasio alega, mostrou a inabilidade da mente emocional comprometida para usar os marcadores somáticos, provando a teoria de que pensamentos e emoções racionais estão intrinsecamente ligados.

Pessoas sem danos no sistema límbico

Pessoas sem nenhum dano no sistema límbico têm o que são consideradas reações normais em reações às situações. Se um cão morde uma pessoa, essa pessoa lembrará da dor associada à mordida. Quando uma pessoa ver um cachorro novamente, antes que ele ou ela sequer pense nisso, a memória da dor iniciará um marcador somático, e um medo automático de cachorros virá à superfície. Quanto mais vezes a pessoa ver um cão, mais forte o início automático do marcador somático que causa o medo aparecerá. Como Damasio disse, quando um "marcador somático negativo está ligado a um acontecimento futuro, ele torna-se um alarme".

Dano no córtex frontal

Aqueles com dano no centro emocional de seus cérebros frequentemente têm problema no julgamento e controle do comportamento social. Devido aos marcadores somáticos não serem iniciados quando tal pessoa encontra uma emoção positiva ou negativa, eles não podem responder apropriadamente, não lembrando do impacto negativo da situação anterior. Por exemplo, se alguém com dano no sistema límbico quer sair para jantar, a pessoa pode não lembrar o evento de experiências de certos restaurantes, recordar onde encontrar a comida que ele deseja ou mesmo decidir que comida deseja, desse modo tornando a decisão racional de onde comer quase impossível. A teoria de Damasio é que uma habilidade para ativar o marcador somático quando decisões comuns aparecem marca a inabilidade de decidir entre boas e más decisões.

Evidência da validade da hipótese

Os marcadores somáticos iniciam reações automáticas a situações que guiam alguém a rejeitar uma resposta negativa e perseguir a ação positiva. Damasio provou que se uma parte do cérebro que inicia o marcador somático está danificada, certos aspectos do julgamento da pessoa falharão. Portanto, ele diz, isso mostra uma conexão inseparável entre emoções e pensamento racional.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível