Por que as mariposas são atraídas pelas chamas?

Escrito por gissimee doe | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que as mariposas são atraídas pelas chamas?
As mariposas são um tipo de insetos voadores, muito semelhantes às borboletas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

As mariposas são um tipo de insetos voadores, muito semelhantes às borboletas, mas são conhecidas por sua atividade noturna e pela tendência a se atraírem pelas chamas e luzes brilhantes. Além disso, sabe-se elas que voam diretamente para o interior de chamas abertas, resultando em lesão e morte. A razão exata para esse comportamento incomum permanece desconhecida, mas os cientistas elaboraram algumas teorias para tentar explicar por que isso acontece. Todas as explicações desse comportamento giram em torno das tendências que os insetos têm de orientar sua rota de voo para fontes luminosas, ou de usar a luz para determinar seus padrões de comportamento ao longo do dia.

Outras pessoas estão lendo

Orientação transversal

A orientação transversal é um tipo de sistema de navegação celestial usado pelos insetos, como as mariposas, que lhes permite se deslocar à noite. Elas usam uma fonte de luz para guiá-las, mantendo um ângulo fixo com essa fonte à medida que se movimentam. A fonte luminosa geralmente é o sol ou a lua. Os humanos inventaram as fontes de luz artificial, como as chamas abertas e as lâmpadas, confundindo as mariposas, que tentam orientar suas rotas de voo para essas novas fontes de luz.

Perigo

A orientação transversal usando fontes de luz artificiais que não estão distantes é muito perigosa para as mariposas e outros insetos. O resultado é que as mariposas se confundem e acabam espiralando-se na direção da fonte de luz artificial. Se for uma chama, elas se queimam e morrem. Se for uma lâmpada, em geral acabam colidindo repetidamente com a superfície quente, lesando-se e finalmente morrendo. Isso acontece com frequência suficiente para ser motivo de preocupação de entomologistas e conservacionistas de insetos.

Atração

Segundo a obra “Life’s Little Mysteries” (Pequenos Mistérios da Vida, em tradução livre), uma teoria alternativa para explicar a razão para que as mariposas voem diretamente para dentro de uma chama foi proposta por Philip Callahan, um entomologista do Departamento de Agricultura americano. O Dr. Callahan descobriu que o espectro infravermelho emitido pelas chamas de velas era semelhante ao dos feromônios das mariposas fêmeas. Ele teorizou que esses insetos achavam realmente que as chamas da vela fossem fêmeas e tentavam acasalar-se com elas, resultando na morte.

Atividade

Algumas outras teorias para explicar a atração das mariposas pelas chamas lidam com o seu comportamento. Elas tendem a se esconder à noite e procuram novos esconderijos quando surge o sol. Portanto, são acostumadas a procurar a luz e a usá-la como guia para o seu comportamento de camuflagem. Supostamente, elas tornam-se mais ativas ao anoitecer, o que, de certa forma, acredita-se que seja relacionado às suas atividades de busca da luz.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível