Mais
×

Como fazer a massa de modelar secar

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Algumas marcas de massas de modelar podem ou não endurecer, enquanto outras podem ficar firmes após assadas. Se você perceber que seu filho fez uma escultura que gostaria de guardar, coloque no forno. Veja se há alguma informação do produto que determina a maneira apropriada para endurecer a massa.

Instruções

Algumas massas de modelar podem ser cozidas para criar esculturas permanentes (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Identifique, primeiro, com que tipo de massa você está lidando.

  2. Asse a sua criação, se sua massa de modelar é à base de polímero. Preaqueça o forno numa temperatura baixa, a 49º C. Coloque a massa de modelar no papel manteiga (sendo que este deve estar dentro da forma), e leve ao forno por 10 até 20 minutos, dependendo do tamanho do projeto.

  3. Deixe a massa endurecida no forno por mais tempo. Você precisará assar a escultura como foi descrito anteriormente, embora dessa vez seja preciso uma hora à 150º C.

  4. Use uma estufa se você estiver mexendo com a massa de maneira tradicional. Deixe suas peças secarem normalmente por uma semana e, então, transporte-a cuidadosamente para um lugar em que você tenha acesso à estufa.

  5. Espere pacientemente para que a massa seque por si só, preferencialmente, à temperatura ambiente e por mais ou menos uma semana.

Dicas

  • O tempo de secagem dependerá da espessura do seu objeto.

Aviso

  • Miçangas e outros itens pequenos vão queimar rapidamente. Se você precisar assá-los, que seja na metade do tempo indicado e observe atentamente.

O que você precisa

  • Forno ou estufa
  • Papel manteiga
  • Assadeira de biscoitos
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article