O que é uma massa de ar polar?

Escrito por elizabeth stover | Traduzido por lucas vilaça
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é uma massa de ar polar?
Massas de ar cobrem centenas ou até milhares de quilômetros quadrados (http://www.flickr.com/photos/29385617@N00316408546)

O que faz com que áreas enormes fiquem extremamente frias da noite para o dia? Porque as baixas temperaturas se concentram apenas em uma área por poucos dias e então se movem para o sul ou leste, para esfriar outras áreas? A resposta para essas e muitas outras questões relacionadas ao clima podem ser encontradas explicando as massas de ar. Quando falamos especificamente dos climas frios, a resposta sempre se encontra nas massas de ar polares. Apesar de não serem tão frias quanto as massas de ar árticas, que se formam nos pólos Norte e Sul, uma massa de ar polar ainda causa quedas significantes de temperatura em uma grande área.

Outras pessoas estão lendo

Características

Massas de ar possuem volumes enormes de ar, com níveis de temperatura e umidade relativamente uniformes. Uma massa de ar iguala os níveis relativos de temperatura e umidade aos da massa de terra ou água,sobre a qual se forma e pode cobrir centenas ou milhares de quilômetros quadrados. Massas de ar podem ser polares, árticas, tropicais ou equatoriais. As massas de ar polar costumam se formar sobre o norte do Canadá e Alasca. Elas também podem se formar sobre a região norte dos oceanos Pacífico e Atlântico.

Função

Noites longas, pouco sol e o ar frio e estático frequentemente permitem a formação de massas de ar polar nas regiões polares setentrional e meridional. Grandes volumes de ar repousam sobre as regiões por períodos prolongados por causa da pressão alta predominante, dos ventos fracos e da estabilidade do ar. Assim que o ar para, adquire os níveis de temperatura do terreno ou oceano abaixo dele. Quanto mais tempo a massa de ar repousar sobre a área, mais fria ela fica.

Massas continentais

Massa de ar continental é o nome dado às massas de ar polares que se formam sobre a terra. Quando se formam sobre o norte do Canadá, geralmente rumam para o sul, afetando a área central do Estados Unidos. Massas de ar polares continentais contém pouca umidade, temperaturas muito baixas, pressão alta e ar estático. Climas um pouco piores e temperaturas extremamente baixas também são associadas a elas. As massas polares podem se formar durante o verão, mas geralmente afetam apenas o extremo norte dos Estados Unidos e o Canadá, levando temperaturas muito agradáveis e com baixa umidade.

Massas marítimas

As massas de ar polares marítimas se formam sobre o extremo norte e extremo sul dos oceanos Atlântico e Pacífico. Essas massas de ar repousam sobre o oceano por algum tempo, absorvendo o frio e a umidade do ar oceânico. As massas polares marítimas contêm muita umidade, clima chuvoso e de tempestade, e geralmente possuem temperaturas mais altas que as das massas de ar continentais. O oceano quente abaixo das massa de ar evita que ela adquira temperaturas extremamente baixas. Massas de ar polares marítimas geralmente afetam a região noroeste do Pacífico e o extremo nordeste dos Estados Unidos.

Efeitos

Os meteorologistas podem distinguir, a qualquer momento, cerca de 50 massas de ar diferentes. As massas de ar se movem quando os ventos predominantes começam a ir contra elas,empurrando-as para outras regiões. Quando uma massa de ar frio se aproxima de outra, mais quente, uma frente ou área de instabilidade se forma. Nessas áreas instáveis entre as massas de ar, podem se formar climas adversos, como tornados, nevascas, furacões e tempestades tropicais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível