Como usar matemática em carreiras da área de saúde

Escrito por remy lo | Traduzido por arthur mello
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como usar matemática em carreiras da área de saúde
Matemática aplicada à saúde (medical equipment image by Chad McDermott from Fotolia.com)

Profissionais da saúde usam a matemática para cumprir uma variedade de funções médicas. Essas funções vão desde simples coletas de dados até complexas computações estatísticas. Embora o tipo de matemática varie dentro de cada cargo específico na área de saúde, um profundo conhecimento dos princípios matemáticos é necessário para evitar erros médicos. Aprender as formas de utilização da matemática na área da saúde dá um melhor entendimento e apreciação das habilidades necessárias para manter um ambiente de assistência médica seguro.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Tome medidas precisas. Usar os equipamentos e sistemas de medida apropriados é essencial para reunir informações do paciente. Saiba as unidades-padrão usadas em cada processo de coleta. Por exemplo, o peso do paciente geralmente é registrado em quilogramas. Se necessário, use fórmulas de conversão para garantir que os dados sejam congruentes. Por exemplo, use a fórmula C x 1,8 + 32 para converter uma temperatura medida em Celsius para Fahrenheit. Aprenda as unidades métricas e seus equivalentes no sistema de seu país de origem para conversões efetivas. Insira as informações nos registros dos pacientes para avaliação e análise contínuos. Enfermeiros e técnicos em enfermagem comumente usam esse tipo de matemática computacional.

  2. 2

    Calcule a dosagem das medicações. Leia as instruções de dosagem para determinar as quantidades normais da medicação dada. Use uma balança precisa para medir o peso do paciente. Insira o peso encontrado na equação dada para determinar a quantidade apropriada de medicação para administrar. Faça as conversões necessárias para obedecer a equação. Peça para outro membro da equipe para verificar seus cálculos para prevenir erro médico. Aprenda o método de razão/proporção assim como o método de análise dimensional para uma maior confiança e precisão em seus cálculos. Médicos, enfermeiros e farmacêuticos comumente usam esse tipo de matemática computacional.

  3. 3

    Avalie testes laboratoriais. Compare os resultados de testes de pacientes com valores normais padronizados para determinar anormalidades e excluir doenças. Colete e entregue uma quantidade adequada de amostra do paciente para teste. Leia o relatório da análise e registre qualquer valor anormal. Considere o grau de variação do normal presente em cada resultado. Use essa informação para tomar decisões de tratamento e medicação. Médicos e especialistas comumente usam este tipo de matemática comparativa.

  4. 4

    Preveja as necessidades de alocação de funcionários. Detecte o número e os níveis de "necessidade" de pacientes em unidades específicas em intervalos de tempo predeterminadas. Os períodos devem cobrir pelo menos uma semana. Encontre o número médio de pacientes durante cada dia para prever quantos funcionários serão necessários para acomodá-los em um período de 24 horas. Investigue os tempos de admissão e liberação de pacientes para ajudar a dividir os membros da equipe em turnos apropriados. Divida o número total de turnos de pacientes entre os membros das equipes. Administradores da área de saúde comumente usam este tipo de matemática estatística e analítica.

  5. 5

    Monitore a cultura do estabelecimento. Busque indicadores para registros de totais, únicos e novos pacientes, para determinar o nível e tipo de crescimento da clientela. Use dados de períodos anteriores como uma base para a avaliação. Compare estes novos números com as médias da indústria para determinar seu posicionamento. Use estes números para criar estratégias de negócios. Administradores e executivos da área da saúde comumente usam este tipo de matemática estatística e analítica.

Dicas & Advertências

  • A prática de cálculos matemáticos pode torná-lo mais habilidoso. Considere a possibilidade de carregar uma lista com as fórmulas e conversões mais comuns em seu bolso para uma consulta rápida.
  • Não tenha medo de consultar um colega de trabalho ao calcular dosagens de medicação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível