Materiais necessários para colocar revestimento cerâmico no piso

Escrito por drue tibbits | Traduzido por fernanda campello
Materiais necessários para colocar revestimento cerâmico no piso
Há muitos materiais diferentes para escolher na hora de colocar revestimento cerâmico em seu piso (Tiled floor image by Simon Amberly from Fotolia.com)

Há várias opções de materiais ao instalar piso cerâmico. A integridade do contrapiso é um dos fatores a serem considerados na escolha de materiais, como também a quantidade de tráfego que a área irá receber. Os materiais que você precisa também dependem se você pretende instalar os ladrilhos em uma área molhada, como um banheiro, ou uma área seca, como uma sala de estar. Escolhendo direito o material, não só a instalação correrá sem problemas, como seu revestimento ficará bonito por diversos anos.

Ladrilhos

Os ladrilhos estão disponíveis em várias cores e desenhos, e também têm níveis diferentes de resistência. Os revestimentos cerâmicos são classificados dentro de uma escala e divididos em grupos. As peças do grupo 0 não são adequadas para uso no piso, enquanto as do grupo 1 suportam circulação a pé. Os revestimentos do grupo 5 resistem até mesmo em áreas de tráfego pesado.

Argamassa

A argamassa é o material que prende o revestimento cerâmico no chão. Também chamado de cimento Portland, a argamassa é uma combinação de cimento, areia e metilcelulose. Devido às suas propriedades repelentes de água, recomenda-se o uso de uma argamassa modificada com látex em áreas com exposição à água, tais como pisos de banheiro. Apesar de existirem algumas argamassas prontas para uso, a maioria é vendida em pó e requer a adição de água antes do uso. As argamassas que já são vendidas prontas são chamadas de argamassas poliméricas.

Rejunte

Este material preenche as lacunas entre os ladrilhos, sendo vendido nas variedades lixado e não lixado. O lixado é utilizado em intervalos maiores do que 1/1,5 mm de largura. Como é difícil colocar areia em pequenas emendas de azulejos, o não lixado é usado para juntar as peças. As duas variedades estão disponíveis secas ou pré-misturadas, e em uma ampla gama de cores. O rejunte lixado de látex modificado repele melhor a água do que o lixado regular e é uma escolha comum para o piso do banheiro. O de epóxi é mais durável e mais resistente à água que o rejunte normal, mas é mais difícil de trabalhar.

Materiais diversos

Os espaçadores são pequenos pedaços de plástico que são colocados entre os azulejos durante a instalação para manter o espaçamento simétrico das peças. As placas de cimento são úteis para pisos ligeiramente irregulares ou instáveis. Ela fornece uma superfície fina e dura, ideal para os ladrilhos. Você pode instalar placa de cimento sobre pisos de vinil, o que permite a instalação de piso cerâmico sem retirar o revestimento anterior. O rejunte selador é um acabamento claro que dá proteção e ajuda a evitar a absorção de água e coloração do rejunte. O selante é especialmente útil para aplicação em peças porosas, como terracota, antes de aplicar o rejunte. Ele não é necessário para azulejos de cerâmica.

Ferramentas

Para assentar o piso são necessárias tanto ferramentas normais quanto específicas para azulejos. Você precisa de ferramentas comuns, como uma fita métrica, um marcador de linhas e um nível de bolha. As ferramentas específicas para assentar incluem uma espátula dentada, uma espátula para rejunte e um torquês. Use óculos de segurança ao usar torqueses. Talvez seja útil um saco como os de confeiteiros, para aplicar a argamassa em lugares difíceis. Será necessário também algum tipo de cortador de azulejo. Um cortador portátil funciona com a maioria dos azulejos de cerâmica, mas você pode precisar de usar uma serra de corte úmido se for trabalhar com azulejos de mármore ou granito.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível