Medicamentos para diarreia felina

Escrito por missy zane | Traduzido por isadora carvalho
Medicamentos para diarreia felina

Uma dieta inapropriada pode causar diarreia em gatos

cat image by Lori Boggetti from Fotolia.com

Os gatos, como os humanos, podem ocasionalmente ter surtos curtos de diarreia. As causas de diarreia crônica incluem parasitas, alergia ou intolerância a algum alimento, inflamação intestinal, hipertireoidismo, diabetes, insuficiência pancreática, doenças hepáticas ou renais e alguns antibióticos e outros medicamentos. Tanto a prescrição de medicamentos quanto de remédios caseiros aliviam a diarreia nos gatos, mas lembre-se de contatar o veterinário caso a diarreia não pare em um período curto de tempo. Caso ela demore mais do que alguns dias, pode causar uma desidratação e ser um sintoma de uma doença grave.

Outras pessoas estão lendo

Desparasitação

Os vermes, ou parasitas intestinais, são uma causa comum de diarreia em gatos. Se você suspeita de que seu animal está com vermes, peça ao veterinário para prescrever um tratamento apropriado. Parasitas diferentes requerem medicamentos diferentes. Muitos dos vermífugos são onerosos, mas não deixe isso impedi-lo de tratar o seu animal.

Antibióticos

O veterinário deve prescrever um antibiótico se uma infecção bacteriana estiver causando a diarreia no gato. Se o gato tiver coccídio ou trichomonas, que são protozoários pequenos que se multiplicam no intestino, o veterinário usará um antibiótico sulfa.

Loperamida (Imodium)

O imodium é um narcótico fraco com propriedades antidiarreicas. Embora seja um medicamento que não requer prescrição, ele pode apenas ser administrado sob a supervisão do veterinário. Se a diarreia de seu gato foi causada por uma infecção bacteriana ou pela ingestão de toxinas, não se deve aplicar o medicamento.

Mudança de dieta

A mudança na dieta, na maioria das vezes, é a única ação necessária para cessar a diarreia de seu gato. Os alimentos que podem causar uma sensibilidade ou uma reação alérgica, desencadeando uma diarreia, incluem milho, arroz, soja, glúten de trigo e outros grãos, corantes artificiais e conservantes, produtos lácteos, carne e peixe. Leia os rótulos das embalagens e latas de alimentos e comece a eliminar possíveis alérgenos, iniciando com os grãos, os corantes artificiais e conservantes. Gatos que são propensos à diarreia costumam se adaptar melhor a dietas baseadas em alimentos molhados.

Casca de olmo

Quando misturada com água, a casca de olmo cria uma película, lubrifica e suaviza o trato digestório do gato, além de ser uma fonte de fibras e normalizar o funcionamento do intestino. Lojas de alimentos orgânicos vendem cascas de olmo em pó ou cápsula. Pergunte ao veterinário a quantidade a utilizar.

Psyllium

O psyllium é uma fonte de fibras e que auxilia a cessar a diarreia ao retirar a umidade do cólon e das fezes. Misture-o em água e adicione à comida do animal. O pysillium pode causar obstrução intestinal em gatos que não estão bem hidratados, portanto, lembre-se de perguntar ao veterinário sobre dosagens antes de administrá-lo.

Abóbora

A abóbora pura enlatada (não enchimento de torta) é outra fonte de fibras e é bem aceita pela maioria dos gatos. Pergunte ao veterinário a quantidade para administrar e misturar à comida do animal.

Probióticos

O iogurte natural, que contém probióticos naturais, pode ajudar a repor as bactérias benéficas no intestino do gato e é especialmente útil para os animais que apresentam diarreias causadas por antibióticos. Os probióticos em cápsula podem ser encontrados em alguns veterinários e em pet shops.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media