Medicina preventiva e ocupacional

Escrito por catherine m. albano | Traduzido por claudio silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Medicina preventiva e ocupacional
Médicos de medicina ocupacional ajudam os trabalhadores (doctor t image by Andrey Kiselev from Fotolia.com)

O campo da medicina tem muitos ramos ou especialidades, sendo a medicina preventiva uma delas. Ela lida com questões de saúde relacionadas à prevenção de doenças ao nível de indivíduos e da comunidade. A medicina preventiva é subdividida em três especialidades: saúde pública e medicina preventiva geral, medicina aeroespacial e medicina ocupacional.

Outras pessoas estão lendo

Definição

A medicina ocupacional lida com a prevenção e o tratamento de doenças e lesões no local de trabalho. Sua função principal é fornecer orientação e cuidados aos empregados de todos os níveis e garantir que a segurança e a saúde no trabalho serão mantidas. Devido à natureza em constante evolução do mercado de trabalho brasileiro, a medicina ocupacional é uma importante especialidade médica que continua desenvolvendo-se.

História

O campo da medicina do trabalho se desenvolveu como resultado dos esforços das reformadoras femininas da Era Progressista, embora as alterações com relação à saúde no local de trabalho tenham começado no início do século 19.

Naquela época, as condições de trabalho eram perigosas, a saúde dos funcionários era ignorada, os salários eram baixos e as horas eram longas. Trabalhadores eram simplesmente parte das engrenagens de uma máquina -- se uma peça quebrasse, havia várias outras esperando para substituí-la.

Em resposta a essas deficiências, os sindicatos passaram a pedir um tratamento melhor para os trabalhadores, doenças ocupacionais foram sendo identificadas e começaram a surgir planos de saúde organizados. Foi também nessa época que os médicos começaram a identificar a relação de causa e efeito entre más condições de trabalho e problemas de saúde.

Quando o local de trabalho passou de industrial para clerical, novas questões surgiram. A ampla utilização de computadores nas empresas também trouxe um novo conjunto de problemas de saúde.

Exemplos

Exemplos de questões que um médico especializado em medicina do trabalho trata incluem os trabalhadores agrícolas com doenças devido a pesticidas; trabalhadores de frigoríficos com lesões devido a arestas afiadas e superfícies escorregadias; processadores de frutos do mar e as condições causadas pelo trabalho constante em água gelada; soldados expostos a toxinas como o agente laranja, radioatividade e gás venenoso; e funcionários de escritório e operários afetados por lesões por esforço repetitivo como a síndrome do túnel do carpo.

Organizações profissionais

Nos Estados Unidos, a Universidade Americana de Medicina Ocupacional e Ambiental (UAMOA) fornece a adesão para mais de 5.000 médicos e profissionais de saúde. De acordo com seu site, sua missão é promover "a saúde dos trabalhadores através da medicina preventiva, cuidados clínicos, pesquisa e educação." A Universidade Americana de Medicina Preventiva (UAMP) é uma organização dedicada à prevenção de doenças e promoção da saúde. A Associação Americana de Saúde Pública (AASP) é um grupo diversificado de profissionais de saúde comprometidos para proteger os norte-americanos de ameaças graves à saúde.

Importância

Os esforços dos médicos na disciplina de medicina ocupacional transformaram as empresas em lugares mais seguros. Embora ainda existam deficiências, a consciência do trabalho e seus possíveis efeitos negativos sobre a saúde tem ajudado a diminuir ou eliminar significativamente questões como a intoxicação por mercúrio ou radiação em trabalhadores da indústria, lesões físicas ou morte devido a condições inseguras e as doenças causadas pela exposição sem proteção contínua a, por exemplo, alcatrão de carvão, gases de metal quente e amianto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível