Mais
×

A melhor forma de arrumar um colchão velho

Atualizado em 17 abril, 2017

Encare a realidade: aquele colchão velho não faz bem para o seu corpo. Se você o tiver há mais de cinco anos, o desgaste normal provavelmente já o deixou flácido, rasgado e gasto, e ele não oferece mais boas noites de sono. Em um momento financeiro difícil, em que você esteja tentando guardar dinheiro, é possível que sua prioridade não seja um colchão novo, então, não o gaste: arrume o antigo gastando menos.

Com um pouco de esforço, aquele colchão velho pode parecer quase novo (girl in the bed image by Daria Miroshnikova from Fotolia.com)

Manchas

As manchas são as principais razões pelas quais os colchões não parecem repulsivos. Normalmente, as pessoas usam protetores para não percebê-las mas, ao retirar o protetor, as manchas continuam lá. Se a causa dessas manchas não fizer o colchão ser anti-higiênico, tente limpá-las. Como é impossível colocar o colchão em uma máquina de lavar, ligue para o fabricante e pergunte sobre os métodos recomendados. Se não for possível lavá-lo, você pode costurar um tecido por cima. Apenas tome cuidado para escolher um tecido de boa qualidade, do contrário, você conseguirá senti-lo por baixo dos lençóis, o que é desconfortável.

Rasgos

Rasgos são outro motivo pelo qual os colchões velhos são abandonados, mas você pode tentar costurá-lo. Rasgos maiores são mais complicados, já que o constante movimento na cama pode fazer com que eles aumentem. Em casos assim, pode ser preciso costurar um remendo durável por cima do rasgo, para evitar que ele se expanda. Se o enchimento do colchão estiver saindo pelo buraco, coloque-o para dentro ou substitua o que saiu antes de costurar o rasgo. O estofamento adequado pode ser comprado em lojas de artesanatos, em quantidades grandes ou pequenas.

Flacidez

Uma das principais razões pelas quais as pessoas precisam dar um jeito no colchão é a flacidez. Verifique o estrado da cama e as molas. Se elas estiverem ruins, você pode trocá-las para que o colchão fique mais firme. Se elas estiverem adequadas, colocar uma tábua de madeira entre a base e o colchão pode melhorar a situação. Contudo, se o colchão tiver partes bastante afundadas, pode ser necessário comprar outro.

Considerações

Se nenhuma das dicas acima ajudar a resolver o problema, você poderá doar o colchão para instituições de caridade.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article