A melhor forma de se livrar dos ratos

Escrito por kate zimmerman | Traduzido por luana ribeiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A melhor forma de se livrar dos ratos
Rato (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Os ratos tem uma taxa de reprodução extremamente elevada. De acordo com o "Do It Yourself Pest Control", um rato necessíta de apenas dois ou três meses para alcançar a maturidade sexual. Estes roedores podem gerar sete ninhadas por ano, sendo que cada uma delas tem de oito a doze filhotes. Se você não fizer nada, será necessário apenas alguns meses para que uma infestação de ratos tome o controle de uma casa. Alguns procedimentos simples, quando realizados precocemente, podem exterminar os ratos da casa e protegê-la contra problemas de roedores a longo prazo.

Outras pessoas estão lendo

Encontrando ratos

Os ratos mais comuns encontrados nas casas norte-americanas são os noruegueses ou os ratos de telhado. Não existem muitas diferenças entre o comportamento e a aparência dessas duas raças. A principal diferença entre o norueguês e o rato de telhado é a localização de suas tocas e as rotas de viagem. Ratos noruegueses são ótimos nadadores e preferem tocas subterrâneas, enquanto os de telhado escalam muito bem e normalmente se alojam em locais elevados como sótãos, telhados e árvores. Detectar ratos na casa é fácil quando você procura pelos sinais corretos. A primeira coisa a se olhar são fezes escuras de pelotas com cerca de 1,2 cm de comprimento. Elas são encontradas normalmente perto de comida, debaixo de pias ou perto do lixo. Se você suspeitar de ratos em casa, polvilhe farinha ou talco nos caminhos do rato como ao longo de armários ou ao redor de fogões para descobrir a localização de seus trechos de passagem. Procure também por pequenos buracos na parede e no fundo de armários com um diâmetro aproximado de 5 cm. Tocas expostas podem estar na fundação da casa ou embaixo de arbustos. Uma toca ativa tem marcas de uso frequente, tais como falta de vegetação e terra almofadada. Quando localizar os ratos você deve agir imediatamente para expulsá-los da casa eliminando o lixo e colocando armadilhas.

Preparando armadilhas

Animais de estimação raramente são eficazes para controlar populações de ratos e o veneno é perigoso. Utilizar armadilhas para pegar os roedores ligeiros é quase sempre a melhor alternativa. Existem três tipos principais de armadilhas disponíveis no mercado: de pressão, cola e gaiola. Armadilhas de pressão são as típicas ratoeiras de madeira com mola que estão por ai por muitos anos devido à sua eficiência. Mantenha as crianças e animais longe destas armadilhas para evitar dedos ou patas quebradas. As do tipo com placas de cola podem fazer uma bagunça mas são eficientes por literalmente grudar o roedor invasor nela. Além disso, as armadilhas do tipo gaiola são eficientes para pegar os ratos vivos, desde que tenham uma grade de 1,2 cm ou menor para evitar que as criaturas escapem. Prepare mais de uma armadilha por vez e use uma combinação delas como desejar. Você pode determinar qual armadilha funciona melhor pelo método da tentativa e erro. Coloque-as entre as áreas de alimentação e das tocas. Os ratos costumam usar os mesmos caminhos para circular, então as armadilhas serão mais produtivas se estiverem nesses corredores. Apesar do aroma humano raramente intimidar o rato como o de um predador natural como gato ou cachorro, tente tocar as armadilhas somente quando for recolocar uma isca ou retirar um rato morto. Examine-as diariamente para previnir o cheiro pútrido de rato em decomposição dentro da casa. Depois de colocar as armadilhas, estas podem demorar alguns dias ou até semanas para capturar algo, mas não mova nenhuma delas. Se o rato continuar a ignorar as armadilhas, tente colocar as iscas nela sem armá-la. Depois que os ratos se acostumarem a comer nas armadilhas desarmadas, elas serão mais eficientes quando armadas novamente. Se isto não funcionar, mova as armadilhas para outro lugar entre as tocas de rato e a fonte de alimento.

Sobre venenos

Você pode comprar venenos de rato em qualquer loja de ferragens ou na internet em forma de semente, líquido, bloco ou bolinha. Quando for preparar o veneno, lembre-se de firmar bem a isca no chão ou parede inferior em um lugar onde nenhum animal ou criança consiga chegar. Se existem animais ou crianças em sua casa, você provavelmente vai querer evitar os venenos completamente. Ratos nem sempre morrem imediatamente após ingerir o veneno, e eles podem andar pelos pisos ou em paredes antes disso. Para evitar aromas terríveis dos ratos mortos, monte armadilhas. Lembre-se que se o gato ou cachorro da família comer o veneno de rato, estes também irão se envenenar e poderão até morrer. Apesar dos venenos serem totalmente capazes de matar toda uma população de ratos, as vantagens não superam os riscos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível