Mais
×

Como usar um melhorador de pão

Um melhorador de pão, ou realçador de massa, pode ser benéfico para qualquer receita de pão. Entretanto, ele é necessário quando se utiliza a farinha de trigo integral ou de grãos integrais, que são pesados e tendem a deixar a massa pesada também. Adicionando uma melhorador de massa aos seus ingredientes regulares, você vai estar incluindo elementos naturais que vão ajudar seu pão a se manter fresco por mais tempo, dar uma textura mais agradável e dar ao fermento na receita o ambiente ideal para que ele faça seu trabalho. Realçadores de massa podem ser comprados em lojas de produtos para panificação ou você pode fazer o seu próprio.

Instruções

O melhorador de pão é perfeito para realçar a textura do pão de grãos integrais (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Impermeabilize o fermento na sua receita de pão misturando-o em um líquido morno (água ou leite) na receita. Acrescente o açúcar e deixe que a mistura espume enquanto você prepara os ingredientes secos.

  2. Coloque uma colher de sopa de melhorador de pão em uma xícara de medida. Encha o resto da xícara com farinha. Nivele passando a lâmina de uma faca no topo da xícara e deixando que o excesso de farinha caia de volta no pote. Despeje a xícara de farinha em uma tigela e repita esse processo para cada xícara de farinha que essa receita pedir.

  3. Meça o sal pedido na receita e acrescente-o à farinha na tigela.

  4. Despeje o fermento impermeabilizado sobre a mistura de farinha. Adicione quaisquer ingredientes restantes que a sua receita de pão peça e misture com uma colher de madeira.

  5. Sove a massa de pão com suas mãos assim que ela ficar muito dura para continuar a mexer com a colher. Você pode virá-la para fora da tigela em um balcão enfarinhado, se necessário, e continuar a sovar a mão por aproximadamente oito minutos.

  6. Pulverize a tigela com um pouco de spray de cozinha e recoloque a massa na tigela.

  7. Cubra a massa e deixe-a crescer pelo tempo descrito, de acordo com sua receita. A massa agora está pronta para assar.

Dicas

  • Glúten é um nome comum para o melhorador de pão. Procure por esse nome na embalagem se estiver difícil achar "melhorador de pão" na loja.
  • Você pode adicionar realçador de massa a uma receita que você vai fazer em uma máquina de pão também. Apenas siga os passos para medir como se estivesse fazendo a massa de pão a mão.
  • Alguns padeiros mais experientes afirmam que o vinagre branco é um melhorador de pão efetivo. Apenas adicione a mesma quantidade de vinagre que a de fermento na sua receita de pão. Por exemplo, se a sua receita pede 2 1/2 colheres de chá de fermento, você deve acrescentar a mesma quantidade de vinagre branco após adicionar o fermento impermeabilizado.
  • Outro melhorador de pão antigo são os flocos de batata. A quantidade recomendada varia dependendo de com quem você fala, mas acrescentar de 1/8 a 1/4 xícara de flocos de batata dizem que realça a textura do seu pão finalizado, mas não vai ajudar muito a fazer o pão durar mais. Bolinhas de batata comerciais não devem ser usadas como substitutas, já que não se dissolvem prontamente e podem acrescentar um sabor ruim ao seu pão.

O que você precisa

  • Melhorador de pão
  • Xícaras e colheres para medir
  • Tigela grande
  • Colher de madeira
  • Spray de cozinha
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article