Como melhorar o seu saque e voleio no tênis

Escrito por robin stephenson | Traduzido por daniel coutinho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como melhorar o seu saque e voleio no tênis
Como resultado, muitos estão evitando arriscar-se na rede (Wendy Hope/Stockbyte/Getty Images)

O estilo dominante do tênis, do saque e do serviço ficaram um pouco no banco de trás nos últimos anos pelos tenistas com um jogo agressivo. Como resultado, muitos estão relutantes em arriscar-se na rede e se sentirem desconfortáveis. Colocar-se no lugar do tenista e ter a capacidade de seguir com confiança o seu saque perto da rede é uma grande vantagem em um jogo de tênis. Trabalhar em seu saque e habilidades de voleio vai ajudá-lo a ser um melhor jogador de tênis em todos os aspectos e dar-lhe outras opções táticas durante a partida.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Trabalhe seu estado físico fora da quadra. O jogo de saque e serviço exige muito do atleta, e não importa se seu saque é seguro ou se seu serviço é sólido; sem um bom jogo de pernas, você não terá condições de executá-los. Trabalhe em exercícios que ajudam na velocidade dos pés e movimentos laterais. Isso lhe dará vantagens.

  2. 2

    Pratique para melhorar o seu saque. Muitos jogadores tendem a trabalhar exclusivamente em aumentar a potência do seu saque muitas vezes para manter a colocação. Apesar de um saque poderoso poder realmente ser uma arma na quadra, sem precisão ele é inútil. Lembre-se de que, quanto mais rápido for o saque, mais rapidamente a bola chega na raquete do seu oponente, então você precisa certificar-se de que começa a desenvolver o movimento mais rapidamente para evitar ser pego tentando acertar voleios na área entre a linha de base e a linha de serviço, comumente conhecida como "terra de ninguém". Leve um balde de bolas no campo de prática e tente tomar um ritmo mais lento do serviço praticando a precisão. Trabalhe em seu "slice" e no serviço. Quando conseguir bater de forma consistente, não se esforce excessivamente; leve seu adversário para fora da posição a fim de perseguir seu serviço. Isso vai dar ainda mais tempo para você entrar em uma posição de ataque na rede.

  3. 3

    Arrisque. Se a sua intenção é a de saque e voleio na maioria dos pontos ou simplesmente para complicar e manter seu oponente adivinhando, você terá de se comprometer mentalmente para ir à rede logo que começar o serviço. Espere para ver se o saque será profundo ou colocado a sua preferência antes de passar para a frente; é provável que isso resulte na necessidade de bater uma meia-bicicleta fora de seu alcance ou de ser surpreendido pela esquerda por um tiro de passagem.

  4. 4

    Siga o seu saque. O movimento inicial deve ser explosivo. Quando a bola deixa a sua raquete, ela deve estar seguindo o caminho da rede.

  5. 5

    Execute o passo da separação. Pouco antes da bola atingir o seu adversário, você precisará desacelerar e pular em sua etapa de divisão. Mantenha a raquete na frente. Certifique-se de que você está pousando sobre o peito do pé. Isso irá ajudá-lo a fazer os ajustes e você será capaz de mover-se rapidamente para a esquerda ou direita dependendo de onde o seu adversário acertar o retorno. O momento da etapa de separação é crucial. Se você estiver indo tarde, correrá o risco de estar fora do chão no momento em que a bola estiver voltando. Obviamente, você não pode tomar quaisquer passos em direção à bola sem os pés no chão. Normalmente o jogador que chegar na quadra no momento em que a bola bater nas cordas da raquete de seu oponente se dará melhor. Dessa forma, você será capaz de fazer esses ajustes rápidos e colocar-se em uma ótima posição para o primeiro serviço.

  6. 6

    Faça a primeira contagem de voleio. Isso não significa necessariamente bater um vencedor, mas o vôlei precisa ser agressivo o suficiente para pressionar seu oponente tanto em um retorno fraco quanto em uma quebra de serviço arriscada. Certifique-se de que, depois de devolver o saque, você seja capaz de continuar a avançar. Quanto mais perto chegar da rede, mais fácil será para bater a bola para baixo ou para a arquibancada.

Dicas & Advertências

  • Alugue uma máquina de bola para ajudá-lo a praticar os seus voleios. Alterne entre "ao revés" e "à direita" mantendo um pulso firme e certificando-se de que você está nas pontas dos seus pés. Avance quando tocar na bola para que o movimento de impulso à bola não tente fazer efeito nela.
  • Pratique lances altos. Se você estiver batendo voleios agressivos que colocam o adversário sob pressão, provavelmente receberá lances defensivos. Você precisará ser capaz de desvendar um quebra-cabeça. Se não estiver seguro de bater esse tiro, seu oponente em breve descobrirá que, em vez de o tiro ser defensivo para ele, pode ser uma arma que ele poderá usar a seu favor.
  • Não descuide no serviço. O serviço do seu oponente aproveitará os ângulos e muitas vezes resulta em um retorno fraco.
  • Não cometa o erro de desvalorizar a importância da etapa de separação ou "passo gago", como às vezes é chamado. O retorno rápido para a rede é crucial, mas tente acertar um voleio controlado enquanto devolve e avança a toda a velocidade, por mais que não consiga um ponto.
  • Não se esqueça de trabalhar em seu segundo saque. Um bom defensor ataca em uma segunda volta, por isso trabalhe no desenvolvimento de um saque confiável e de um bom rebote. Não vai ser tão fácil para defender o serviço aos vencedores se eles tiverem que bater bolas altas ou na altura do ombro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível