Sobre o sistema de pontuação por vantagem no voleibol

Escrito por jared paventi | Traduzido por elisa dias
Sobre o sistema de pontuação por vantagem no voleibol

Vôlei internacional

FIVB.org

Inventado em 1895 em uma Associação Cristã de Moços em Holyoke, Massachusetts, o voleibol evoluiu de um simples esporte de ginásio para um evento de nível olímpico, com ligas profissionais em todo o mundo. O sistema de pontuação do vôlei mudou com o tempo. Existem dois estilos de pontuação no voleibol. A pontuação em rally, que foi adotada pela NCAA para seus jogos de vôlei feminino e pela FIVB (Federação Internacional de Voleibol), consiste da distribuição de pontos toda a vez que a bola atingir o chão. A pontuação por vantagem remete a outro conjunto de regras.

Outras pessoas estão lendo

Regras

Apenas os times que sacam podem ganhar pontos no modelo de pontuação com vantagem. Quando a jogada acaba e as regras estão a favor do time que não está sacando, uma vantagem é conferida e o saque passa para o outro time. Pontos e/ou vantagens são conferidos quando: A bola é atacada com sucesso. Um ataque é qualquer tentativa de pontuar de um dos times. Quando um ataque de sucesso acontece, diz-se que o jogador "matou o ponto". Um jogador saca a bola para dentro da quadra sem uma recepção de sucesso. Isso é chamado "ace". Um erro é declarado pelo juiz.

Erros

No voleibol, há muitos erros e eles são agrupados em diferentes categorias: ERROS DE ATAQUE A bola cai fora da quadra sem ter sido tocada pelo time adversário. A bola cai no mesmo lado da quadra do time no ataque. A bola passa por baixo da rede. A bola toca, passa por cima ou por fora da antena da rede. A antena fica na ponta da rede e corresponde à largura da quadra. A bola é tocada mais de três vezes pelo time atacante. Um jogador dá dois toques sucessivos na bola. Um jogador ataca a bola antes dela cruzar a rede para seu lado da quadra. Um jogador comete uma carregada, ou condução. Isso ocorre quando um jogador usa a mão aberta durante o passe. O uniforme ou corpo de um jogador encosta na rede durante um ataque. Um jogador da linha de fundo ataca a bola enquanto ela está abaixo ou na mesma altura da rede. ERROS DE BLOQUEIO/DEFESA Nenhum jogador toca a bola antes que ela caia no chão em seu lado da quadra. Um jogador da linha de fundo participa de um bloqueio na rede. Um jogador tenta um bloqueio ou ataque na linha de frente durante um saque. Por exemplo, é contra as regras cortar ou atacar na recepção de um saque. ERROS DE SAQUE O saque não cruza a rede sem que a bola toque na rede. O sacador não põe a bola em jogo até oito segundos após o apito do árbitro. O sacador pisa fora da área de saque antes de fazer contato com a bola. OUTROS ERROS Um jogador está fora da posição na tentativa de saque. Embora os jogadores possam ficar em diferentes formações, devem sempre obedecer à ordem de rodízio. Um ou mais jogadores pula, levanta os braços ou tenta bloquear a linha de visão do sacador no momento em que a bola é sacada. Qualquer briga que comece entre jogadores.

Pontos

Quando a jogada acaba, o árbitro dá uma vantagem ou um ponto. No caso da vantagem, o time que está sacando passa a bola para o adversário e o time que saca roda no sentido horário. O diagrama mostra que o jogador 1 do time vermelho se moverá para a esquerda em uma vantagem, e o jogador 2 do time vermelho irá para trás/direita, na posição de saque. Se o árbitro der um ponto, não há rodízio e os jogadores devem permanecer em sua ordem de rotação.

Duração

O vôlei é um jogo de duração indefinida, e só acaba quando um time ganha três ou cinco sets. A NCAA e FIVB usam um sistema de melhor de cinco sets. No sistema de pontuação com vantagem, um jogo tem 15 pontos. Para vencer, um time precisa de uma vantagem de dois pontos ou o jogo continuará além dos 15 pontos pré-determinados. Se o jogo chegar a cinco sets, o sistema de pontuação mudará para o modelo de rally no último set.

Evolução

Em 2002, a NCAA mudou para o sistema de pontuação por rally para seus jogos masculinos e femininos. O esporte universitário adotou esse sistema, no qual todas as vantagens resultam em pontos. O sistema também aumentou o placar de vitória de 15 para 30 pontos. Em 2008, a NCAA modificou suas regras de pontuação, reduzindo o placar necessário para vitoria de 30 para 25 pontos. Além disso, a FIVB adotou uma regra permitindo que a bola acerte a rede e continue em jogo, desde que a bola passe para o outro lado da quadra.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media