5 tipos de passes de futebol

Escrito por michele m. howard | Traduzido por guilherme ferreira
5 tipos de passes de futebol
O futebol requer passos exatos (Denis Klimov/iStock/Getty Images)

O futebol é um jogo de ritmo rápido que requer velocidade, habilidade com os pés e passos exatos. O tipo de passo escolhido para execução depende da defesa e do posicionamento dos oponentes. Alguns passes são usados para criar uma jogada forte ofensiva e oportunidades de gol, enquanto os passos defensivos servem para desacelerar o jogo e manter a posse de bola sob pressão. Um bom jogador de futebol consegue fazer vários tipos de passe.

Passe direto

O passe direto é provavelmente um dos mais usados no futebol. Ele tende a ser um passe seguro e é tipicamente executado quando você está perto dos jogadores do seu time. A melhor técnica para o passe direto é colocar o pé de apoio ao lado da bola e apontá-lo para a direção que deseja que a bola vá. Ao acertar a bola, use a parte de dentro do pé. É preciso acertar o meio da bola com o calcanhar para baixo e os dedos apontando para cima.

Passe longo

O passe longo é usado para isolar a bola no lado oposto do campo para um membro do seu time que está livre e não tem zagueiros por perto. Isso muda a área de jogo e proporciona ao seu time a oportunidade de começar um contra-ataque. Para esse passe, é necessário acertar a bola com exatidão e potência. Uma boa técnica é travar o tornozelo do pé de chute, acertar o meio da bola com o cadarço da chuteira e seguir o seu parceiro de time com a perna de chute.

Recuo de bola

Esse é um passe defensivo e é utilizado quando os jogadores da defesa não têm mais possibilidades de lançar a bola para frente. Também é usado quando os zagueiros pressionam o atacante com o bola, na esperança de roubá-la ou causar um erro de passe. O recuo de bola é uma maneira de neutralizar a pressão e ainda manter o controle sobre a bola. A bola é passada para trás com o calcanhar ou a sola do pé para outra pessoa do seu time.

Lançamento

A oportunidade de usar o lançamento não acontece com muita frequência quando se joga contra uma boa defesa, pois os zagueiros tipicamente se posicionam para evitar um espaço aberto entre quem está com a posse de bola e o jogador do time adversário. Esse passe requer uma conexão de tempo boa entre os jogadores, pois quem recebe a bola não pode estar em posição de impedimento quando a bola for lançada. O impedimento ocorre quando o jogador que receberá a bola está mais perto do gol do que o último zagueiro. Quando essa oportunidade aparece, o atacante passa rapidamente a bola, atravessando os zagueiros. Isso cria um potencial para gol.

Passe um-dois

Essa é uma combinação que envolve dois jogadores. Esse tipo de passe precisa de um ponta e um centroavante. Geralmente, o ponta fica nas laterais do campo. Quando esse passe é executado corretamente, o ponta passa a bola pela lateral do campo para um jogador que está mais no centro. Esse jogador age como uma parede e passa rapidamente a bola de volta para o ala. O passe um-dois é mais eficiente contra zagueiros lentos.