Os melhores fotógrafos de retrato modernos

Escrito por michael brent | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os melhores fotógrafos de retrato modernos
Esse retrato inovador foi fotografado por Herb Ritts, um dos principais fotógrafos de retrato modernos (Francois Durand/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Embora determinar quem seja "o melhor" num particular meio artístico possa ser um exercício altamente subjetivo, existem diversos nomes que imediatamente vêm à tona em qualquer discussão sobre os mais importantes fotógrafos de retrato modernos. Dentre os mais proeminentes estão Annie Leibovitz, Yousuf Karsh, Herb Ritts e Richard Avedon.

Outras pessoas estão lendo

Annie Leibovitz

Nascida em 1949, Annie Leibovitz veio pela primeira vez ao reconhecimento público pelo seu trabalho na revista "Rolling Stone", onde iniciou sua carreira profissional em 1970. Sua primeira tarefa foi auspiciosa, quando o editor Jann Wenner a encarregou de fazer um retrato do ex-Beatle John Lennon. Desde 1983, ela passou a ser fotógrafa colaboradora da revista "Vanity Fair". Leibovitz fotografou inúmeras celebridades, de presidentes a estrelas da música. Entre seus retratos mais notáveis está a famosa capa da "Vanity Fair" com Demi Moore nua – e extremamente grávida. Homenageada com o Commandeur des Ordre des Artes et des Lettres pelo governo da França, o trabalho variado de Leibovitz como fotógrafa de retratos pode ser visto em seu livro, "A Photographer's Life: 1990-2005" ("A vida de uma fotógrafa: 1990-2005"), que inclui uma série de seus mais conhecidos retratos de celebridades.

Yousuf Karsh

Yousuf Karsh é geralmente reconhecido como um dos mais proeminentes fotógrafos de retratos do século 20, famoso por seus perfis em preto e branco de figuras famosas como Ernest Hemingway e Sir Winston Churchill (um famoso retrato de 1941 de um Churchill parecendo excepcionalmente ranzinza resultou de Karsh tirando sua marca registrada, o charuto, de sua boca). Muitas das fotografias mais notáveis de Karsh apareceram na revista "Life". Os retratados incluíam Andy Warhol, o presidente John F. Kennedy, o artista Pablo Picasso e Albert Einstein. Karsh faleceu em 2002.

Richard Avedon

Richard Avedon nasceu na cidade de Nova Iorque em 1923 e, em meados da década de 1940, era o fotógrafo contratado da revista "Harper's Bazaar". Avedon era conhecido por suas fotografias das coleções de moda anuais em Paris, que ele fotografou todos os anos, de 1947 a 1984. Além de suas fotografias de moda, Avedon era visto como um dos mais importantes retratistas do mundo. Entre suas fotografias mais icônicas estão seu retrato de Marilyn Monroe, de 1947, e seus retratos dos Beatles de 1967, cheios de psicodelia, embora ele fosse igualmente reconhecido no mundo artístico por suas fotografias fortes de pessoas à margem da sociedade, como andarilhos e pacientes psiquiátricos internados. Avedon faleceu em 2004.

Herb Ritts

Depois de começar sua carreira na fotografia no final da década de 1970, os aclamados retratos de celebridades de Herb Ritts apareceram em revistas como "Interview," "Vanity Fair," "Vogue" e "Rolling Stone". Usando tanto trabalhos em cores quanto em preto e branco, os retratados de Ritts incluem os escritores Charles Bukowski e William S. Burroughs, o músico Dizzy Gillespie, o físico Stephen Hawking, o ator Jack Nicholson e a estrela da NBA Michael Jordan, para mencionar apenas alguns. Ritts faleceu em 2002, embora seus retratos continuem influentes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível