Métodos para medir os riscos de um negócio

Escrito por brenda priddy | Traduzido por luciana p. s. lopes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Métodos para medir os riscos de um negócio
Saiba como medir os riscos de um negócio (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

A medição dos riscos de um negócio é o processo por meio do qual as empresas determinam os riscos enfrentados em cada parte da operação. Existem vários métodos diferentes para mensurar os riscos. Geralmente, cada empresa conta com um departamento responsável por definir o risco de cada empreitada assumida pela empresa.

Outras pessoas estão lendo

Função

A função da medição é determinar o nível de risco associado a cada parte de um negócio. O tipo de risco que determinada empresa analisa varia conforme o objetivo do projeto ou do departamento. Fazer um esboço desses riscos pode ajudar as empresas a modificarem sua forma de trabalho para enfrentar melhor os novos desafios do mundo empresarial. Além disso, a medição de riscos geralmente é realizada antes que determinada empresa invista em outra.

Características

A mensuração de riscos é definida de várias formas. O principal objetivo da avaliação é decidir se vale a pena investir tempo e dinheiro da empresa em determinada área. O risco é calculado tendo-se como base os fatores que podem, de alguma forma, levar ao fracasso da empresa. Se o potencial de lucratividade compensar o risco, então a empresa continua com o projeto. Caso contrário, geralmente o projeto é deixado de lado.

Tipos

Existem quatro tipos principais de medição de riscos. Ao utilizar o método proxy, a empresa faz uma comparação entre si mesma e outras semelhantes, bem como seus lucros, investimentos e responsabilidades. O método de volatilidade de receitas é utilizado para medir possíveis ganhos em relação à perda financeira esperada ou inesperada. O método de modelagem de perdas baseia-se em dados reais coletados do próprio negócio no que diz respeito a perdas passadas para prever perdas futuras. O último método, muito usado para avaliar os riscos de um negócio, é o de estimativa direta, que se baseia no conhecimento dos gerentes de todos os níveis para determinar o risco real associado a um empreendimento arriscado.

Benefícios

A mensuração de riscos proporciona uma série de benefícios. Os proprietários da empresa conseguem prever se determinado empreendimento será lucrativo, além de ser possível visualizar onde as perdas podem ocorrer e, consequentemente, encontrar formas de evitá-las. A medição de riscos ajuda muito os investidores a definir em qual empresa deverão investir e também pode ajudar os empregadores a definir em quais áreas seu negócio deve expandir e em quais deve diminuir.

Prazo

A avaliação de riscos é conduzida ao longo da vida de uma empresa. Entretanto, quase sempre ela é feita durante as fases iniciais de planejamento de um novo negócio. Os investidores gostam de saber o nível de risco de cada empresa com a qual estão associados. A medição de riscos também é realizada no começo de um novo projeto. Geralmente, são necessárias várias semanas para definir o risco total associado a um novo empreendimento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível