Por que minha transpiração tem um cheiro azedo?

Escrito por tom lutzenberger | Traduzido por mario filho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que minha transpiração tem um cheiro azedo?
Aula de ginástica de grupo (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

A transpiração pode ser um negócio desagradável. Ela cheira, parece suja, e geralmente faz com que as pessoas queiram se lavar. Dito isso, a transpiração fornece uma função de arrefecimento importante para o nosso corpo. Sem ele, teríamos rapidamente um superaquecimento, o que causaria sérios problemas de saúde. O suor pode ter um cheiro azedo, mas é uma função natural e normal em nossos corpos.

Outras pessoas estão lendo

Como o suor trabalha

A transpiração é uma função natural no corpo humano, e executa um número de funções. A primeira função é a de esfriar o corpo quando se está a quente. O aumento da temperatura pode ocorrer devido à temperatura exterior, esforço físico, ou a uma reação interna que eleva a temperatura do núcleo do corpo. A segunda função é de fornecer um sistema secundário, que remove as toxinas através da pele. Infelizmente, uma vez que a umidade fica sobre a pele, o catalisador para o cheiro começa.

O culpado específico envolvido é um ácido produzido pelo corpo. Este ácido pode ser encontrado em várias áreas do suor e existe nos dutos das glândulas sudoríparas de pessoas de todas as idades. Como resultado, o cheiro azedo de vinagre vem da presença desse ácido, que em contato com o ar, seca na pele.

Outro fator são as bactérias. Uma vez que o suor fica na pele, surge uma fonte fértil de alimento para as bactérias que vivem nela. Conforme elas se alimentam, o subproduto gerado exala um odor corporal desagradável.

Por que minha transpiração tem um cheiro azedo?
Homem com toalha na testa (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Quem tem o cheiro

Quase nove em cada 10 homens e sete em cada 10 mulheres tem as bactérias produtoras de odor presentes na área das axilas. As mulheres são mais propensas que os homens a perceber quando estão cheirando a suor. Especula-se que o cérebro ignora cheiros de seu próprio corpo, ainda mais em homens do que mulheres. Infelizmente, a ignorância não é uma resposta para o problema de um cheiro azedo.

Por que minha transpiração tem um cheiro azedo?
Mulher que limpa a testa (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Locais diferentes de produção de cheiro

Existem dois tipos de glândulas que produzem suor no corpo: as glândulas écrinas e apoeccrine. Glândulas écrinas são encontradas em todo o corpo humano e fazem parte do sistema de refrigeração interno. As glândulas écrinas também são responsáveis pela produção do odor de suor. Esforço, temperatura e dieta podem afetar a intensidade do cheiro associado ao ácido e às bactérias que se alimentam de suor das glândulas écrinas.

As glândulas apoeccrine estão localizados em áreas específicas encontradas nas axilas, sob os seios, e na região da virilha. Elas também contribuem para o cheiro do suor, mas o produto é mais específico para cada pessoa e começa na adolescência. O suor e cheiro produzidos nestas regiões podem ser causados por esforço, mas também pelo stress e rajadas de adrenalina.

Por que minha transpiração tem um cheiro azedo?
Mulher suando (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Intensidade do cheiro de suor

A intensidade do cheiro da transpiração ácida depende da quantidade de ácido corporal que está incluído na produção de suor. Dependendo da mistura, a transpiração e as bactérias podem ter odor almiscarado ou podem cheirar mais como urina velha. Quanto mais velhas ficam, mais as bactérias crescem na pele, e o cheiro fica pior.

Por que minha transpiração tem um cheiro azedo?
Colegas que fazem um grupo high five (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Mantendo o cheiro longe

Banho diário e limpeza, principalmente quando fisicamente ativo ou estressado, são as melhores maneiras de reduzir a transpiração com cheiro azedo. Lavar com sabão as regiões favoráveis ao suor pode reduzir a população de bactérias e a produção de cheiro. Dietas oferecem outra oportunidade de controle cheiro. Tente evitar alimentos que produzem odores, como o alho, temperos fortes e carnes vermelhas.

Por que minha transpiração tem um cheiro azedo?
Mulher no chuveiro (Hoby Finn/Digital Vision/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível