Minhocas e nutrição

Escrito por karen malzeke-mcdonald | Traduzido por aline fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Minhocas e nutrição
As minhocas são os decompositores da natureza (worm image by Ksenija Djurica from Fotolia.com)

As minhocas são um dos invertebrados mais versáteis. Podem comer quase qualquer coisa e beneficiam o meio ambiente ao fazê-lo. O que exatamente esses animais comem depende de onde vivem: acima do solo ou profundamente na terra. As minhocas também se alimentam de basicamente qualquer coisa em uma pilha de compostagem.

Outras pessoas estão lendo

Como se alimentam

As minhocas não possuem dentes. Em vez disso, umedecem pedaços de comida na boca para começar a decompô-los. Em seguida, a comida passa para a moela, que age como dentes para triturar ainda mais os alimentos. Por último, os intestinos decompõem o resto da comida e eliminam o excesso como fezes de minhoca.

Minhocas e nutrição
As minhocas não possuem dentes e se alimentam saturando sua comida (bachi image by guby20 from Fotolia.com)

Fontes de alimentos na superfície

As minhocas que vivem na superfície do solo comem qualquer material orgânico em volta. Isso inclui com mais frequência grama e folhas mortas. Esse material orgânico está coberto por algas, fungos e bactérias que são essenciais para a dieta da minhoca. Em uma pilha de composto, a minhoca digerirá qualquer coisa, desde papelão a cascas de melão.

Minhocas e nutrição
Decompor material orgânico é parte principal da dieta da minhoca (leaves image by pearlguy from Fotolia.com)

Outras fontes de nutrição

As minhocas que vivem abaixo do solo não possuem o material orgânico que está disponível na superfície. Em vez disso, esses invertebrados comem e digerem terra crua. Essa terra contém as bactérias, os fungos e as algas que a minhoca pode adquirir acima do solo. Às vezes engolem pequenas pedras para ajudar na digestão e a triturar sua comida.

Minhocas e nutrição
As minhocas podem engolir pequenas pedras para ajudar a decompor a comida (pebble image by Ramon Pantalon from Fotolia.com)

Habitat

As minhocas desenvolveram uma alta capacidade de armazenar oxigênio. No subterrâneo, o solo é pobre em oxigênio; mesmo assim, a minhoca consegue viver nessas condições. Essas criaturas são mais populosas em pastos, onde o material orgânico é abundante e as perturbações são poucas. A dieta da minhoca se estende para incluir até mesmo minhocas mortas e em decomposição.

Minhocas e nutrição
Os pastos sem perturbações possuem as maiores populações de minhocas (field image by Marek Kosmal from Fotolia.com)

Benefícios

A aquisição de nutrientes da minhoca tem um papel fundamental na manutenção do equilíbrio ecológico. Em sua caça por matéria orgânica, as minhocas cavam através do solo. Essa cavação areja o solo e fornece espaço para a água da chuva ser absorvida. As fezes da minhoca oferecem fertilização para as plantas e as safras.

Minhocas e nutrição
As minhocas arejam o solo, para que as plantas e as safras possam crescer com mais facilidade (garden tools image by MichMac from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível