Como fazer modelos no Poser

Escrito por daniel ketchum | Traduzido por jorge s. dias
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Poser é um dos programas de animação/renderização mais utilizados no mercado. É bem menos caro do que os programas maiores (Maya, Cinema 4D), mas tem uma série de características que permitem produzir resultados verdadeiramente impressionantes. Além das imagens "posáveis" que vêm incluídas, ele também tem uma série de adereços que pode ser usada em suas cenas. Mas, às vezes, talvez você deseje fazer seu próprio suporte para uma figura. Com o Poser, isso também é possível.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

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    Obtenha um modelo Wavefront OBJ de um site gratuito, como o Renderosity (consulte em Recursos). Para tornar algo um "prop" (suporte) no Poser, precisa-se primeiramente de um modelo. Para o propósito deste tutorial, importe algo que se encaixe em uma mão.

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    Abra o Poser. Neste artigo, utilizaremos a figura padrão que está na programa quando ele carrega, mas pode-se usar outra se quiser. Clique em "File" (Arquivo) e "Import" (Importar) e selecione "Wavefront OBJ". Procure o arquivo baixado e clique duas vezes nele. A caixa de diálogo "Import" aparecerá.

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    Mude a “Percent of Standard Figure Size” (Porcentagem de tamanho padrão da figura) para 2 ou 3%, ainda que isto dependa do tamanho original do modelo. Clique em "OK". Quando o objeto entrar em cena, estará deitado no chão.

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    Use os “Parameter Dials” (Parâmetros de discagem) X, Y e Z para posicionar o objeto na mão (vamos dizer que seja a direita). Quando chegar perto da mão, clique na câmera de "mão" que está acima da câmera de visualização para obter uma perspectiva mais próxima. Também é possível girar a câmera para visualizar melhor o seu trabalho.

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    Transforme o objeto em um suporte utilizável, selecionando "Object" (objeto) e, em seguida, "Change Parent" (alterar controlador). Na caixa de diálogo que surgir, selecione a mão direita e clique em "OK". Abra o painel "Library" (biblioteca) do lado direito e selecione a biblioteca "Props" . Clique no ícone "Add" (adicionar). Em seguida, clique em "Yes" (Sim) para salvá-lo como um "smart prop" (suporte inteligente). O que isto significa é que toda vez que carregar o suporte para a cena, ele aparecerá automaticamente na mão do personagem e ficará lá.

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