Como montar uma estação meteorológica em casa

Escrito por ryan haas | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como montar uma estação meteorológica em casa
Os sensores da estação meteorológica podem ser instalados em vários locais (bird on weather tower image by Pat Lalli from Fotolia.com)

A precisão das previsões do tempo realizadas em estações domésticas têm melhorado muito com o desenvolvimento da tecnologia sem fio. Há muitos modelos de estações meteorológicas, em várias faixas de preço, mas o denominador comum em todas elas é a necessidade de instalar os sensores corretamente, para que os resultados fornecidos sejam os mais precisos possíveis, para a dinâmica específica da sua casa.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Suportes de montagem
  • Proteção de temperatura
  • Bússola digital

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Retire o receptor e os sensores da estação meteorológica da embalagem. Ligue os componentes nas fontes de energia e ligue o aparelho. Teste todos os sensores, para garantir que estejam funcionando com precisão, antes de começar a montagem dos componentes.

  2. 2

    Localize a melhor posição em sua casa para instalar o receptor da estação. A capacidade de transmissão dos sinais dos sensores dependerá muito da qualidade do dispositivo. A faixa de transmissão poderá variar de 24 m a 300 m e é preciso que o receptor seja instalado em uma posição que permita receber os dados de todos os sensores. Normalmente, uma boa opção é escolher um quarto que tenha uma parede voltada para a parte externa da casa. Lembre-se de que paredes, árvores e outros obstáculos espessos podem cortar o sinal de transmissão entre 6 m e 9 m. Não instale o receptor ainda.

  3. 3

    Monte o sensor de temperatura. Todos os componentes devem estar, se possível, na linha escolhida da área em que o receptor da estação meteorológica será montado. Além disso, a luz solar direta ou intensamente refletida poderá danificar os sensores de temperatura, então precisarão ser protegidos. Coloque-o em uma superfície para a direção norte, se viver no hemisfério norte, ou para o sul, se viver no hemisfério sul. Isso maximizará a quantidade de sombra sobre o sensor de temperatura. Considere montar o dispositivo sob o beiral do telhado ou dentro de uma proteção ventilada para protegê-lo ao máximo do sol.

  4. 4

    Monte o pluviômetro da estação. Para garantir leituras precisas, a extremidade superior do pluviômetro deve ficar posicionada no ponto mais alto dos arredores. Também, ela deve ficar localizada, no mínimo, a 2 m do chão, para evitar que respingos afetem as leituras. Não posicione o pluviômetro próximo de árvores ou edifícios altos que poderiam protegê-lo da chuva. Considere a possibilidade de montar um polo autônomo em uma área pouco visitada do quintal. O pluviômetro também poderá ser montado no telhado, mas em uma localização razoavelmente acessível para facilitar sua limpeza.

  5. 5

    Monte o sensor anemômetro, também conhecido como medidor de vento. Em geral, o melhor local para a instalação desse dispositivo é no telhado, para garantir leituras precisas. Assim como com o pluviômetro, instale-o o mais alto possível, para obter medições mais precisas. Calibre o sensor de vento para o norte real usando a bússola digital ou um sistema de posicionamento global.

  6. 6

    Entre em contato com a estação meteorológica mais próxima, para obter ajuda na calibração da pressão barométrica para a sua residência. A pressão do ar diminui, à medida em que a altitude aumenta e, portanto, a pressão barométrica deve ser corrigida como se a localização estivesse ao nível do mar. peça para a estação meteorológica nacional informar a compensação de correção da pressão em sua área.

  7. 7

    Ligue o receptor para testar o funcionamento da estação. Se as leituras obtidas não forem precisas, ajuste o posicionamento dos sensores. Apenas monte definitivamente o receptor de estação meteorológica depois que todo o dispositivo estiver registrando os dados corretamente.

Dicas & Advertências

  • Algumas estações meteorológicas podem transmitir os dados para um computador, o que permite um maior controle dos dados.
  • Qualquer dispositivo montado no telhado precisará ser adequadamente aterrado, para evitar danos na iluminação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível