Multiplicação e problemas para crianças da terceira série

Escrito por cristin wave | Traduzido por vivian rocha
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Multiplicação e problemas para crianças da terceira série
Muitos estudantes têm dificuldades quando encontram problemas com multiplicação (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

"Três garotas compram um pacote de chiclete cada. Cada pacote contém cinco pedaços de chiclete. Quantos pedaços de chiclete as garotas têm, juntas?" A resposta obviamente é 15, já que três vezes cinco é 15.

Alunos costumam ser bons em memorizar a tabuada e existem muitas canções, rimas e truques para ajudá-los a fazer isso. No entanto, muitos destes mesmos estudantes têm dificuldades quando se deparam com a multiplicação em problemas. Ajude seus alunos da terceira série a praticar fazendo problemas, ensinando-lhes algumas técnicas básicas de decodificação e, em seguida, incorporando essas técnicas em atividades divertidas na sala de aula.

Outras pessoas estão lendo

Usando palavras-chave em problemas

Ensine os alunos a ler os problemas antes de tentar resolvê-los. Depois de ler o problema todo, eles têm que localizar e identificar as palavras-chave. Diga-lhes para destacá-las no problema. As mais importantes em um problema de multiplicação são "cada", "produto" e "juntos", que nos dão a dica sobre o caráter da questão. As crianças podem, em seguida, resolver o problema através da multiplicação do número de grupos ou objetos pelo número que cada grupo ou objeto tem.

Lendo livros de multiplicação

Alunos da terceira série adoram que leiam para eles. Existem muitos livros disponíveis que podem fornecer prática de multiplicação em classe. O formato desses livros permite que os alunos resolvam problemas enquanto ouvem uma história. Eles podem sentar no chão ou em suas mesas e usar quadros brancos e marcadores para resolver os problemas nas histórias enquanto você as lê.

Escreva seu próprio livro de multiplicação para ser usado em classe

Crie um livro com problemas de multiplicação e faça com que cada estudante escreva uma página. Por exemplo, se você estiver ensinando a tabuada do quatro para os estudantes, peça que eles escrevam sobre o zoológico. Assim: "Charlie foi para o zoológico. Ele viu os leões. Cada leão possuía quatro pernas. Quantas pernas eles tinham no total?" O aluno deve então desenhar três leões nessa página. Permita que cada um escolha o tipo e o número de animais que ele quer desenhar.

Encontre seu parceiro

Crie vários problemas usando os nomes dos alunos e escreva-os em pedaços individuais de cartolina. Em outra folha, escreva as respostas para cada um deles. Plastifique a cartolina de modo que ela possa ser usada várias vezes. Separe-as em problemas e respostas, depois separe os alunos em dois grupos. Dê a um grupo os cartões com os problemas e, a outro, os com as respostas. Faça com que cada aluno resolva o seu cartão para conseguir achar o parceiro correto. Isto pode ser repetido várias vezes, alternando o grupo que resolve a questão.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível