Necrófagos que ajudam a decompor frutas

Escrito por joe mcelroy | Traduzido por rodrigo castilhos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Necrófagos que ajudam a decompor frutas
A primeira barreira que os saprófitas encontram para decompor a fruta é a casca (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

Os micro-organismos que decompõem frutas são coletivamente chamados de saprófitas. Estão incluídos nesse grupo bactérias, fungos, bolores, algas e protozoários. Saprófitas diferentes agem melhor sob condições diferentes de luz, umidade, temperatura e presença de oxigênio. Um grupo particular de saprófitas finalizam seu papel no amolecimento da fruta, preparando-a para o próximo estágio de decomposição. Esse processo é chamado de sucessão, no qual os organismos que iniciaram a decomposição raramente participam de seu final.

Outras pessoas estão lendo

Bactérias

As bactérias geralmente são a primeira linha de ataque de uma fruta. A casca da fruta pode protegê-la da decomposição por muitos dias depois que se desprende da árvore. Quando um corte é feito na fruta, as bactérias invadem-na imediatamente pela abertura. Com a ajuda da umidade, as bactérias segregam enzimas que ajudam a romper as paredes celulares. Isso facilita micro-organismos digerirem o conteúdo. Nos primeiros estágios, a fruta pode parecer um pouco mole, com uma diminuição de sabor.

Fungos

Os fungos atacam a matéria orgânica e começam um processo chamado fragmentação. Na fragmentação, a fruta é desmanchada. Na etapa em que os fungos tomam conta, a fruta pode ser considerada estragada, embora não esteja necessariamente podre. Em algumas plantas, os fungos normalmente atacam primeiro e depois são seguidos pelas bactérias, que trabalham melhor em ambientes úmidos, ricos em oxigênio. Os fungos são frequentemente confundidos com mofo nos primeiros estágios de decomposição.

Bolores limosos

Os bolores limosos alimentam-se de bactérias. Eles se movem de um lado para outro deixando rastros de limo por onde passam. Eles produzem pequenas frutificações que, em um estágio mais avançado de apodrecimento, podem assemelhar-se a cogumelos em miniatura, principalmente se ampliados. Esses organismos deterioram ainda mais a fruta. No estágio em que os bolores estão presentes, a fruta entra em putrefação.

Protozoários

Os protozoários são a forma mais simples de vida animal. Eles agem muito parecidamente com as bactérias na decomposição. Eles normalmente não entram no processo antes que este esteja bem avançado e alimenta-se dos saprófitas procedentes e da própria fruta.

Decompositores físicos

Os vermes e insetos que terminam definitivamente o processo de decomposição após a putrefação formam um grupo chamado decompositores físicos. Esse grupo inclui ácaros, centopeias, caracóis, lesmas, besouros, formigas, moscas e vermes. Eles mastigam a maior parte da fruta decomposta, deixando para trás o dióxido de carbono e formas minerais de nutrientes, como o nitrogênio, o qual pode ser absorvido por plantas vivas para formar novos frutos, folhas e desenvolver-se.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível