on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer nitrato de sódio

Nitrato de sódio (NaNO3) é um sólido branco em temperatura ambiente e é muito solúvel em água. Ele é comumente usado puro como conservante de alimentos e como foguete propulsor. É também um ingrediente em muitos produtos, como fertilizantes e em pirotecnia. O nitrato de sódio é obtido principalmente por extração sob a forma de nitratina, mas também pode ser sintetizado comercialmente. Além disso, existem várias maneiras pelas quais o nitrato de sódio pode ser produzido experimentalmente.

Instruções

Você pode produzir nitrato de sódio experimentalmente (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  1. Faça nitrato de sódio comercialmente neutralizando o ácido nítrico (HNO3) com carbonato de sódio (Na2CO3). Essa reação produz o nitrato de sódio e ácido carbônico, que imediatamente se decompõem em dióxido de carbono (CO2) e água (H20). A equação a seguir mostra essa reação: Na2CO3 + 2 HNO3 = 2 NaNO3 + H2CO3 = 2NaNO3 + CO2 + H2O.

    Loading...
  2. Combine as soluções aquosas de nitrato de alumínio Al (NO3) 3 e hidróxido de sódio (NaOH), para obter o nitrato de sódio e hidróxido de alumínio Al (OH) 3. O hidróxido de alumínio vai se precipitar como um sólido branco gelatinoso, deixando o nitrato de sódio na solução. A equação seguinte mostra esta reação: Al (NO3) 3 + 3 NaOH = Al (OH) 3 + 3 NaNO3.

  3. Misture nitrato de chumbo Pb (NO3) 2 e hidróxido de sódio em uma solução para obter o nitrato de sódio e o hidróxido de chumbo Pb (OH) 2. O hidróxido de chumbo irá precipitar-se como um sólido branco e deixar o hidróxido de sódio na solução. A equação seguinte mostra esta reação: Pb (NO3) 2 + 2 NaOH = Pb (OH) 2 + 2 NaNO3.

  4. Misture uma solução de nitrato de ferro Fe (NO3) e de hidróxido de sódio para fazer o nitrato de sódio e hidróxido de ferro Pb (OH) 2. O nitrato de sódio permanece na solução e o hidróxido de ferro vai se derramar como um sólido branco. Esta equação mostra a reação: Fe (NO3) 3 + 3 NaOH = NaNO3 3 + Fe (OH) 3.

  5. Combine as soluções de nitrato de cálcio Ca (NO3) e carbonato de sódio (Na2CO3), para obter o nitrato de sódio e carbonato de cálcio NaNO3. O nitrato de sódio permanece na solução e carbonato de cálcio sairá como um sólido branco. Essa equação mostra essa reação: Ca (NO3) 2 + Na2CO3 = 2 NaNO3 + CaCO3.

Loading...
Loading ...
Loading ...