O que normalmente causa a cegueira noturna

Escrito por cori knight | Traduzido por aline abreu
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que normalmente causa a cegueira noturna
A cegueira noturna pode ter várias causas. (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Apesar da cegueira noturna não ser uma doença, esta é frequentemente o sintoma de uma condição subjacente. Ela geralmente é causada pela miopia, cataratas, retinite pigmentosa ou deficiência de vitamina A. Também pode ser efeito colateral dos remédios para glaucoma.

Outras pessoas estão lendo

Definição

A cegueira noturna, também chamada de nictalopia, é a incapacidade de enxergar com luzes baixas ou à noite. As pessoas têm problemas ao dirigir no fim do dia. Enquanto para alguns esta pode ser apenas a incapacidade de adaptação dos olhos, existem outros motivos por trás da questão.

Miopia

A cegueira noturna é quase sempre associada à miopia. Ela acontece quando o comprimento físico total do olho (da córnea até a retina) é maior do que o exigido para o foco de uma imagem. Como resultado, o foco se localiza na frente da retina, em vez de dentro dela. A miopia pode ser corrigida com óculos, lentes de contato ou via tratamento Lasik.

Catarata

A catarata é uma nebulosidade das lentes. É mais comum em pessoas acima dos 60 anos. Pode ser causada por fatores ambientais, feridas, alguns remédios, diabetes e exposição à radiação ou raios ultravioleta (sol). Pode ser tratada com cirurgia se vier a restringir as atividades normais, mas para alguns pacientes, óculos diferentes ou mais fortes, lentes que ampliam ou bifocais são suficientes.

Retinite pigmentosa

A retinite pigmentosa é outra causa possível de cegueira noturna. Esta é uma doença progressiva na qual a retina é danificada. Isto normalmente afeta os bastonetes, células que governam a visão noturna. Conforme vai evoluindo, os pacientes perdem a visão periférica e central, embora a cegueira total seja rara. Atualmente, não existem tratamentos efetivos disponíveis, mas experimentos clínicos estão acontecendo à procura de novos métodos. O uso de óculos escuros pode proteger a retina dos danos dos raios ultravioleta.

Deficiência de vitamina A

A vitamina A, também chamada de carotenoides ou retinol, ajuda a manter a saúde dos tecidos moles e esqueléticos, membranas mucosas, pele, dentes e pigmentos encontrados na retina do olho. Ela é necessária para uma boa visão, particularmente em condições de luz fraca ou noturna. Sua deficiência pode resultar em problemas de visão ou no aumento da suscetibilidade a doenças infecciosas. A melhor maneira de evitar tal problema é comer uma dieta balanceada rica em frutas e vegetais de cor escura.

Remédios para glaucoma

Certos remédios para glaucoma podem causar sintomas de cegueira noturna, particularmente aquelas drogas que comprimem a pupila. Esta é uma doença na qual a pressão cresce dentro do olho. Isto pode, ao longo do tempo, danificar o nervo ótico, levando lentamente à cegueira. Os remédios prescritos atualmente para o glaucoma têm menos efeitos colaterais do que os de gerações anteriores. Discuta sobre as formas de controlá-los, inclusive a cegueira noturna, com seu médico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível