Objetivos financeiros corporativos

Escrito por gilbert manda | Traduzido por marla maisonnett
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Objetivos financeiros corporativos
Empresas trabalham para aumentar o valor para os acionistas (business charts with sell? image by Andrew Brown from Fotolia.com)

Objetivos financeiros corporativos envolvem planejamento financeiro e definição de objetivos que a empresa pretende atingir, a fim de atender às suas necessidades financeiras e aumentar o valor das ações. Planejamento financeiro é poder determinar as futuras necessidades da empresa e garantir que o negócio continuará a ser rentável. Fatores internos e externos são levados em consideração. Objetivos a curto prazo são geralmente fáceis de alcançar, devido à previsibilidade do ambiente externo, como as condições econômicas globais.

Outras pessoas estão lendo

Objetivos financeiros corporativos

Na teoria econômica, o principal objetivo de uma empresa é maximizar o lucro e aumentar o valor para os acionistas. Como resultado, cada empresa faz planos e cria estratégias para atingir esse objetivo. A lógica por trás do conceito é que, ao investir em uma empresa, os acionistas arriscam seu dinheiro e, portanto, devem ser recompensados com os rendimentos.

Por exemplo, Macy’s Inc., uma gigante varejista dos EUA, integra seus objetivos financeiros na visão e filosofia da empresa. Sua filosofia é gerir uma empresa centrada no cliente. Ao fazer isso, ela expande sua quota de mercado, que por sua vez é boa para a maximização do lucro. O resultado final é que os acionistas da empresa se tornam mais ricos. Enriquecer acionistas é um dos objetivos da empresa.

Planejamento financeiro

Para atingir os objetivos financeiros, a gestão de uma empresa precisa planejar e implementar sua estratégia. Esse processo envolve a análise de índices, que em outras palavras significa calcular a performance da empresa em relação a seus rivais. Em seguida, uma declaração Pro Forma é usada para prever a rentabilidade futura. A demonstração do fluxo de caixa serve para analisar a entrada e saída de dinheiro.

Preços de mercadorias ou serviços também são fatores importantes no planejamento financeiro, pois daí é que virá a receita. O planejamento envolve também procurar tipos e fontes de capital para financiar as operações da empresa.

Ambiente econômico

Vários fatores externos entram em jogo no processo de alcançar os objetivos financeiros da empresa, por exemplo, mudanças de governo ou a própria política, alterações econômicas e avanços tecnológicos. São esses fatores que às vezes determinam se os objetivos definidos podem ser alcançados. Algumas dessas influências externas podem ter um impacto positivo sobre os objetivos da empresa, enquanto outras, não. Objetivos de curto prazo pode ser facilmente alcançados, pois é mais fácil prever mudanças iminentes na economia, enquanto os de longo prazo podem ser alcançados, se houver mudanças drásticas na economia: no caso de uma recessão, por exemplo, uma empresa pode não funcionar tão bem como deveria. Isso pode minar os objetivos financeiros de longo prazo.

Mas também há tempos nos quais mudanças beneficiam os negócios a longo prazo. Por exemplo, a invenção da internet aumentou as vendas, já que muitas empresas aderiram a serviços online. Se uma empresa puder ajustar seus objetivos ao adotar fatores externos positivos, os resultados geralmente superam as expectativas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível