Observações a fazer ao avaliar a coordenação motora fina e global de crianças

Escrito por kevin johnston Google | Traduzido por andré schwarz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Observações a fazer ao avaliar a coordenação motora fina e global de crianças
Pode-se avaliar um bebê ao observar sua coordenação motora (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Parte da avaliação profissional de crianças e bebês envolve um questionário para os pais. Neste há perguntas referentes se certas capacidades de coordenação motora finas e globais são constatadas. Pode facilitar a avaliação saber que tipos de movimentos deverão ser observados.

Outras pessoas estão lendo

Habilidades motoras globais

Deve-se observar se a criança usa os músculos grandes, executando atividades como se sentar e se arrastar. Veja como ela controla os braços, pernas, pés e todo o corpo. As observações deverão ser anotadas de dois a quatro dias após o nascimento, e também na idade de um, dois, quatro, seis e nove meses. A essa altura, você deverá ter juntado dados o suficiente para um pediatra avaliar, juntamente com as próprias constatações. Ele poderá identificar eventuais problemas e poderá fazer algumas recomendações.

Coordenação motora fina

Você irá perceber que o recém-nascido mantém as mãos fechadas em punho durante a maior parte do tempo. Ele também irá agarrar quaisquer objetos colocados em sua mão, mas também irá soltá-lo de forma reflexa e inconsciente. Até o terceiro mês de vida, não será surpreendente se ele não agarrar de forma deliberada ainda, e poderá até mesmo não pegar os objetos que deseja. Suas observações durante os três primeiros meses não deverão ser focadas no bom desenvolvimento das capacidades motoras finas, mas sim na crescente ciência das próprias mãos. Deve-se observar o bebê para ver se ele começa a tocar as próprias mãos, o que significa que os movimentos manuais estão se tornando mais conscientes.

Coordenação entre mãos e olhos

Em algum ponto entre os dois e quatro meses de idade você deverá observar se o bebê é capaz de focar em um objeto e agarrá-lo em seguida. Algo importante a se analisar é se ele se foca no objeto e não nas mãos. Observe se ele tenta pegar objetos inalcançáveis, como aqueles imprimidos nas páginas de um livro. A uma certa altura ele deverá começar a testar os objetos, cutucando-os, por exemplo, para ver se podem ser manuseados. Depois disso, ele deverá pegar os objetos na palma da mão, envolvendo-os com seus dedos.

Habilidades sensório-motoras

Algumas habilidades não se enquadram nas capacidades motoras finas e globais. Observe se o bebê é capaz de perceber e organizar objetos em seu próprio campo visual. Isso pode ser difícil de constatar, mas é mais evidente ao analisar se o bebê pode fixar os olhos em objetos específicos em um móvel ou reconhecer rostos de pessoas da família. Você poderá também avaliar se a criança responde às cores, segurando objetos de cores diferentes e vendo se há alguma reação se substitui-los por outros de cores diferentes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível