Mais
×

Como ocultar fios inestéticos das lâmpadas elétricas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Para otimizar as fotos, as revistas de decoração de casas, muitas vezes, fazem retoques para eliminar quaisquer cabos ou fios. Os cabos das lâmpadas distraem e adicionam desordem em um espaço organizado. Embora os especialistas em iluminação possam cabear lâmpadas com fios mais atraentes, uma opção mais fácil e mais barata é ocultar os fios. Em uma tarde, você pode encobrir os cabos com capas pré-fabricadas. As coberturas de tecido corrugado fazem as lâmpadas de chão e de mesa parecerem mais chiques, enquanto os canais adutores de parede camuflam os fios que pendem dos candeeiros.

Instruções

Uma capa de tecido normalmente acomoda até três fios de lâmpada (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

    Lâmpadas de mesa e de chão

  1. Meça o comprimento do cabo eléctrico com uma fita métrica. Se estiver cobrindo mais de um cabo com a mesma capa, meça o comprimento do cabo maior. Certifique-se de que os cabos não estão gastos, pois não é seguro cobrir fios desgastados com tecido.

  2. Selecione uma capa, pelo menos duas vezes mais longa que o cabo maior, o que garantirá a cobertura adequada. As capas de tecido têm tipicamente de 1,5 a 3 m de comprimento. Se você tem um cabo extralongo, use duas capas.

  3. Use uma capa suficientemente larga para o cabo. A capa deve ser de cerca de 13 cm de largura para ocultar mais de um cabo. Escolha uma capa que combine com o fundo ou com outras cores na sala.

  4. Desligue a lâmpada. Envolva o cabo com o tecido. Se a capa for maior do que o cabo, simplesmente enrugue o material. Em cabos muito curtos, pode ser necessário cortar o excesso de tecido.

  5. Mantenha a capa em seu lugar, assegurando os fechos ao longo do comprimento da cobertura.

    Candeeiros de parede e lâmpadas oscilantes

  1. Meça o comprimento do cabo. Selecione um canal adutor adesivo suficientemente longo para ocultar o cabo. Os canais adutores têm, tipicamente, 1,2 m de comprimento, mas você pode usar dois canais se desejar mais cobertura.

  2. Pinte a frente e os lados do canal adutor na mesma cor da parede. Assegure-se de que o fabricante rotulou o produto como seguro para pintar. Deixe a superfície secar durante quatro horas antes de manipular.

  3. Desligue a lâmpada e coloque o cabo de lado. Coloque o adutor verticalmente abaixo da lâmpada. Com um nível e um lápis, faça uma linha horizontal imediatamente abaixo da parte inferior da lâmpada. Esse é o ponto no qual o canal adutor iniciará.

  4. Remova o revestimento adesivo e cole a parte de trás do canal adutor contra a parede, assegurando-se de que a parte superior esteja perfeitamente alinhada com sua marca de nível.

  5. Empurre o cabo no adutor. Dependendo do desenho, você abrirá uma porta batente e fechará a capa frontal, ou você vai meter o cabo em um batente que se encontra com a frente do canal adutor. Conecte o cabo na tomada.

Dicas

  • Se você quiser colocar uma lâmpada de mesa ou de chão no meio de uma sala grande, os eletricistas poderão instalar tomadas no chão. Essas tomadas reduzem o risco de alguém tropeçar e quebrar a lâmpada.

Aviso

  • Não tente esconder os fios das lâmpadas debaixo de um tapete. Pode ocorrer do tráfego de pessoas desgastar os cabos e produzir um incêndio de origem elétrico.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Capa de tecido para cabo
  • Canal adutor adesivo
  • Tinta de látex
  • Nível
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article