Odor sob as axilas em crianças

Escrito por veronica davis | Traduzido por mariana dsp
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Hoje em dia, as crianças passam pela puberdade muito antes que há alguns anos. Um dos resultados disso é que, entre outras mudanças corporais, elas passam a ter mau cheiro nas axilas antes. Isso pode ocorrer devido a mudanças hormonais e essa é uma boa ocasião para ensinar à criança sobre o corpo e sobre como cuidar dele.

Outras pessoas estão lendo

Causas de mau cheiro corporal em crianças

Muitas pessoas acreditam que o mau cheiro é causado pelo suor, mas este em si é inodoro. O que causa o odor é a mistura de suor com as bactérias naturais da pele. Essa interação é o motivo pelo qual cada um tem um cheiro diferente e o odor de alguns é mais forte que o de outros. Durante a puberdade, as crianças começarão a ter um cheiro mais forte e isso tem uma relação direta com os hormônios produzidos pelo corpo.

Excluindo doenças como causa

Se seu filho não estiver na puberdade, consulte um médico para certificar-se que o odor não esteja sendo causado por uma doença. Os dependentes de insulina costumam reportar que o odor é diferente ou mais forte mais cedo. Outros problemas de saúde que podem afetar o odor incluem baixos níveis de açúcar no sangue, parasitas, disfunções metabólicas ou estresse emocional. Alguns medicamentos também causarão suor em excesso e mudanças no odor.

Ensinando bons hábitos de higiene

Se seu filho tiver problemas com mau cheiro e você e seu médico tiverem descartado problemas médicos, converse com a criança sobre higiene pessoal. Converse sobre a importância de tomar banho todos os dias, pois essa é a melhor forma de controlar o odor. Ensine às crianças que o cheiro é causado pela bactéria e que, portanto, é fácil removê-las com água e sabonete. Explique que o banho serve para que ela se limpe de verdade e não para simplesmente deixar a água escorrer pelo corpo. Peça que eles tenham atenção especial com as axilas, a virilha e as regiões genitais, para ajudar a controlar o cheiro.

Uso de antiperspirante

Ensine a diferença entre desodorante e antiperspirante. O desodorante é simplesmente um perfume que ajudará a mascarar o cheiro do suor, enquanto o antiperspirante é diferente porque ajuda a controlar o quanto você sua. Alguns têm um pouco de perfume na mistura. O antiperspirante deve ser aplicado no mínimo uma vez ao dia, de preferência, após o banho. Em dias quentes em que você sua muito, pode ser necessário aplicá-lo novamente.

Lavagem de roupas

Aproveite o ensejo para ter uma conversa sobre a lavagem de roupas. Fale sobre os óleos e cheiros que ficam nas roupas. Deixe bem claro que, se eles suarem nas roupas, é necessário lavá-las antes de usá-las novamente, senão, elas podem ficar fedidas, criando situações desconfortáveis tanto para a criança quanto para os outros.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível