Mais
×

Como fazer óleo de feno-grego

Atualizado em 17 abril, 2017

O óleo de feno-grego tem sido usado como um hidratante para o cabelo, além de ser um ingrediente importante em vários pratos diferentes. Através da sifonagem do sabor e dos benefícios da planta presentes no óleo, o tempero pode ser utilizado de inúmeras maneiras diferentes, do cuidado com o corpo até em aplicações culinárias. Comuns na culinária indiana, os suprimentos de feno-grego podem também ser utilizados para tratar a diabetes tipo 2, a tuberculose e uma variedade de problemas de mama. No entanto, o óleo em si não pode ser destilado e, em seguida, imediatamente utilizado -- ele deve ser diluído antes. Através da transformação de um extrato em um óleo leve, o seu óleo essencial caseiro pode ser utilizado imediatamente na culinária e em usos medicinais.

Instruções

O óleo de feno-grego vem sendo utilizado por centenas de anos como um remédio natural para uma variedade de doenças (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Despeje o óleo sobre o frasco grande. Meça 1/2 xícara de sementes de feno-grego.

  2. Coloque a tampa no frasco e feche-o muito bem, girando o aro no sentido horário.

  3. Coloque o frasco grande no meio da panela. Encha a panela com água até que esteja quase cheia e coloque-a sobre o fogão.

  4. Ligue a chama em temperatura média-alta fogo médio-baixo e aqueça a mistura até amorná-la, de forma que esteja quase quente, mas ainda confortável ao toque.

  5. Mantenha o frasco na temperatura morna-quente por dez minutos. Remova do fogo e coloque-o sobre uma superfície forrada com uma toalha.

  6. Deixe a mistura assentar por 24 horas. Repita os passos 3, 4 e 5 e deixe assentar por mais 24 horas.

  7. Coloque o morim sobre a tigela e despeje o óleo. Retire o morim e enxágue as sementes de feno-grego ou descarte-as.

  8. Despeje o óleo de volta no grande frasco. Adicione mais 1/2 xícara de sementes de feno-grego.

  9. Repita o processo de 48 horas, aquecendo o frasco mais duas vezes e, em seguida, eliminando as sementes até que a concentração desejada de óleo de feno-grego seja alcançada.

  10. Despeje o óleo no frasco de vidro escuro. Fixe a tampa com firmeza e guarde-o em local seco, fresco e escuro por seis a 12 meses.

Dicas

  • As misturas de feno-grego e outras especiarias e ervas aromáticas, como orégano ou erva-cidreira, também podem ser criadas em forma de óleos essenciais para uma aromatização rápida e utilização culinária.

O que você precisa

  • 1 1/4 de xícara de azeite de oliva extra-virgem
  • Frasco grande de vidro selado, com tampa e aro
  • Sementes de feno-grego
  • Copos de medição
  • Panela grande
  • Morim
  • Tigela pequena
  • Frasco selável de vidro escuro, com tampa
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article