O que é oligofrutose?

Escrito por melody buller | Traduzido por carina martins
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é oligofrutose?
A oligofrutose é uma substância natural presente em frutas e vegetais (fruit. dish of fruit. image by L. Shat from Fotolia.com)

Leitores ávidos de tabelas nutricionais podem achar de difícil compreensão os rótulos cheio de palavras longas. Um ingrediente que é achado com cada vez mais frequência, especialmente em produtos saudáveis ou laticínios de baixo açúcar, é a oligofrutose. Ela também pode ser encontrada com outros nomes, como FOS, fruto-oligosacarídeo e raftilose. Enquanto os nomes longos podem dar a impressão de um aditivo artificial, a oligofrutose é uma substância natural derivada de plantas. É naturalmente presente em frutas e vegetais, alguns de consumo muito comum, como trigo, banana, cebola e alho. É também adicionado a muitos alimentos para adoçar ou melhorar a textura.

Outras pessoas estão lendo

Inulina

A inulina é um carboidrato derivado de vegetais que contém fibras. A oligofrutose é, na verdade, um derivado da inulina. Enquanto a inulina é basicamente insípida, a oligofrutose tem um sabor levemente doce. Tanto a inulina quanto a oligofrutose são ótimos aditivos alimentares, porque são carboidratos que não causam o aumento do açúcar no sangue, nem promovem reação da insulina. Além disso, a oligofrutose não é digerida até passar pelas regiões superiores do trato digestivo, o que significa que é baixa em calorias. Por esta razão, é frequentemente adicionada a alimentos de baixo açúcar ou baixa caloria como substituta do açúcar. Para pessoas com problemas com açúcar no sangue, como hipoglicemia e diabetes, este pode ser um ingrediente útil a se investigar.

Uso em alimentos probióticos

A oligofrutose é considerada um alimento probiótico, o que significa que é consumido por bactérias benéficas do intestino, como os acidófilos e os lactobacilos, fazendo com que se multipliquem rapidamente. Bactérias benéficas são importantes para a saúde digestiva, o que acaba por beneficiar o sistema imunológico. Ter os sistemas digestivo e imunológico saudáveis se reflete diretamente em uma pele melhor, mais energia e um bem-estar generalizado. É possivelmente por esta razão que a oligofrutose é adicionada a laticínios probióticos, como iogurte, kefir e smoothies. Estes itens já têm o benefício das bactérias probióticas e, com a oligofrutose, o benefício é multiplicado.

Prevenção do câncer

Há algumas evidências que indicam que os probióticos ajudam a prevenir câncer, e até podem prevenir o crescimento de células cancerígenas, com a exceção de tumores recorrentes. A presença de bactérias probióticas atua para reduzir níveis de enzimas favoráveis ao câncer que possam estar presentes. Isso acontece especialmente para cânceres intestinais, como o câncer de cólon. Apesar de poucos estudos terem sido realizados em humanos, estudos conclusivos realizados em animais têm sido consistentes com resultados em humanos. A oligofrutose, por ser um catalisador para o crescimento desses probióticos anti-câncer, é um ingrediente promissor para um estilo de vida anti-câncer. Garantir que a oligofritose e os probióticos que ela incentiva estejam presentes em sua dieta é uma boa maneira de minimizar o risco de diversos tipos de câncer.

Benefícios adicionais à saúde

Probióticos têm demonstrado aumentar a quantidade de minerais e vitaminas que absorvemos dos alimentos, e ajudam esses alimentos a serem quebrados de maneira mais completa. Isso se dá por que um de seus subprodutos são enzimas digestivas como a lactase. Além disso, eles ajudam a manter distante bactérias prejudiciais que podem causar problemas digestivos como diarreia. A oligofrutose, junto com sua substância-mãe inulina, sustenta o crescimento dessas bactérias benéficas. Isso indicaria que a oligofrutose poderia ser um importante ingrediente ativo para a saúde do corpo todo.

Diabetes e controle do peso

Alguns estudos indicam que o consumo consistente de oligofrutose resulta em níveis de insulina significativamente mais baixos. Uma vez que a insulina é produzida em resposta a um nível elevado de açúcar no sangue, isso indicaria que os níveis de glucose no sangue estão também muito mais baixos. Graças às suas baixas calorias e ao auxílio natural na digestão, a oligofrutose pode ajudar a promover a perda de peso. No entanto, pessoas que pretendem perder peso devem fazer uso da oligofrutose como parte de um programa de dieta e exercícios.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível