Conhecimento

Por que bananas causam cólica?

Escrito por mallory ferland | Traduzido por valéria magalhães
Por que bananas causam cólica?

Bananas podem causar cólicas

Steve Hopson, Creative Commons

As bananas são um dos alimentos mais saudáveis por aí: são escolhas nutricionais ótimas para um lanche rápido. No entanto, para muitos, uma banana pode acabar em um turbilhão de desconforto e dor. Cólicas estomacais são uma doença vivenciada por alguns devido ao consumo de bananas. Talvez ela estivesse podre ou você simplesmente tenha comido demais. No entanto, se houver chances de sentir cólicas após o consumo, você provavelmente sofre de uma alergia ou intolerância à banana.

Outras pessoas estão lendo

Bananas

As bananas estão entre as frutas mais popularmente conhecidas do mundo. Ela cresce em climas subtropicais e estão agora disponíveis (através de importação) nos mercados em quase todos os continentes. Acredita-se serem originadas (descobertas para o consumo) na Malásia cerca de 4 mil anos atrás. Agora, elas são encontradas em abundância na América do Sul. A banana é uma comida maravilhosa e cheia de energia, potássio, açúcares e fibras. Mas se elas foram produzidas organicamente pela natureza durante milhares de anos, como podem causar tanta dor para algumas pessoas?

Alergia à banana (Quitinases)

Existem duas razões possíveis para dores de estômago após o consumo de bananas; a primeira é uma alergia severa, e a segunda é uma intolerância à banana. Pessoas alérgicas à banana são alérgicas a uma proteína conhecida como quitinases. Para estes indivíduos, quando a quitinase é consumida, o sistema imunitário do corpo reage como se fosse um agente patogênico. A alergia faz parte do grupo de alergias ao látex-fruta, uma vez que os sintomas e reações são cruzados com sintomas de alergia ao látex. Aqueles que têm alergias ao látex são muito propensos a terem alergia ao látex-fruta também, que inclui alergia à banana, abacate, kiwi e castanhas.

Intolerância à banana (Serotonina)

Alergias à banana são um pouco raras e os sintomas podem ser graves. Um efeito alternativo do consumo de banana, que inclui dores de estômago, seria uma intolerância devido às aminas vasoativas (estas incluem histamina, feniletilamina, serotonina, dopamina e tiramina). Destas, a serotonina está presente na banana. Os sintomas de intolerância a serotonina incluem dores de estômago, vermelhidão da pele, dor de cabeça e aumento da frequência cardíaca. A severidade da reação depende do quanto é ingerido e o nível de enzimas de metabolização da histamina (diamina oxidase) que estão presentes no sistema. Os sintomas ocorrem dentro de minutos ou mesmo horas após o consumo da banana. A intolerância pode se agravar com o tempo como uma alergia em progressão (por exemplo, uma alergia a abelha) e, portanto, deve ser monitorada e discutida com o médico.

Remédios

Não há realmente nenhum remédio para alergia e intolerância à banana. Para aqueles com alergias graves, é importante evitar qualquer contato com bananas e produtos que as contenham. Se ocorrer a ingestão ou o contato, a utilização de uma injeção de adrenalina deve ser usada para corrigir as reações anafiláticas, e, no caso de reações asmáticas, devem ser utilizados produtos anti-histamínicos. Para aqueles com intolerância à banana e sintomas leves de dores de estômago, evitar a fruta fica a critério. Evitar é o único método seguro para aliviar dores de estômago induzidas pela banana. No entanto, para alguns indivíduos, aquecer o fruto antes do consumo resultou em menores graus de cólicas, uma vez que o aquecimento pode ajudar a reduzir os níveis de enzimas.

Cuidados

Alergias graves à banana são raras, mas podem ter sintomas e consequências dramáticas. Embora os sintomas possam variar, a reação pode aumentar e se desenvolver ao longo do tempo. Consulte um médico ou especialista alérgeno para discutir sua intolerância à banana, mesmo que os sintomas sejam leves.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media