Organização, motivação, disciplina e estilos de ensino em sala de aula

Escrito por marysia walcerz | Traduzido por diego feijo cabral silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Organização, motivação, disciplina e estilos de ensino em sala de aula
Organização, motivação, disciplina e estilos de ensino em sala de aula (George Marks/Retrofile/Getty Images)

Motivação, organização, disciplina e um estilo de ensino eficaz são elementos essenciais de uma sala de aula altamente funcional, que atua como um ambiente de aprendizagem positivo para alunos. Ao escolher a sua abordagem para esses quatro elementos, leve em consideração a idade e o nível de desenvolvimento deles, seus recursos como professor e os seus objetivos para este ano. Quando todos esses fatores estiverem trabalhando em conjunto, o resultado será um eficiente espaço de aprendizagem.

Outras pessoas estão lendo

Organização

A organização de uma sala de aula pode afetar a forma pela qual seus alunos aprendem e a sua própria capacidade como professor de se comunicar com eles de maneira bem-sucedida. Considere a distribuição das carteiras — é difícil enxergar alguns alunos? Eles conseguem se comunicar de forma clara nesse espaço? Com a área restante da sala de aula, pense em estimular visualmente os alunos com pôsteres e imagens brilhantes e coloridas que tenham relação com os assuntos abordados em sala. Pense em montar áreas separadas para assuntos diferentes, de forma a manter os alunos focados naquela matéria ao trabalhar no espaço.

Motivação

A motivação em sala de aula é um importante aspecto da aprendizagem bem-sucedida. O desejo de progresso deve motivar os alunos e mantê-los focados em seus próprios objetivos de aprendizado faz parte do trabalho como professor. O retorno positivo e o encorajamento constantes são motivadores que podem manter o entusiasmo e a motivação dos alunos durante as aulas. Também é possível recorrer a motivadores mais tangíveis, como adesivos, estrelas de papel e sistemas de pontos ou recompensas, como o ganho de mais folgas, por exemplo.

Disciplina

Disciplina é outro elemento essencial para o bom funcionamento de uma sala de aula. Estabeleça regras logo no começo do ano e familiarize alunos com o seu sistema de disciplina. Certifique-se de que os alunos entendam como as regras e o seu descumprimento funcionam e utilize esse sistema sempre que for necessário. Muitos professores adotam a abordagem de tolerância até a terceira infração e dão ultimatos que incluem cortar o intervalo, trabalho extra e reuniões com os pais.

Estilos de ensino

Embora a organização, a motivação e a disciplina sejam todas partes do seu estilo de ensino, elementos como a forma de transmitir informações, aplicar testes e gerenciar as lições diárias constituem a sua forma de educar. Idealmente, o foco do seu estilo de ensino deve ser a comunicação com os alunos da maneira mais eficiente possível e a criação de uma sala de aula que funcione um ambiente de aprendizagem positivo para todos. Os estilos de ensino podem ser flexíveis, firmes, abertos ou rígidos, mas o objetivo geral que não pode ser esquecido é o de fazer com que os alunos aprendam.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível