Mais
×

Como organizar sua casa sem gastar nenhum dinheiro

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Casas desorganizadas são difíceis de limpar e de serem administradas de forma eficiente. A organização contribui não só para a beleza de sua casa, mas também ajuda a completar as tarefas diárias com menos esforço. Mesmo que os vários sistemas de organização disponíveis nas lojas e até mesmo os profissionais especializados possam ajudar, você provavelmente já tem o que precisa para organizar toda a sua casa sem gastar nenhum dinheiro.

Instruções

Uma casa organizada torna a limpeza mais simples (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

    Organizando itens que estão fora do lugar

  1. Rotule uma caixa de papelão para cada quarto de sua casa. Escreva os nomes dos quartos nas caixas com um marcador.

  2. Visite cada quarto com todas as caixas. Procure por itens que pertençam a outro ambiente. Coloque-os nas caixas correspondentes.

  3. Leve as caixas para o resto dos quartos, fazendo a mesma coisa toda vez que achar itens perdidos. Ao entrar em um ambiente, remova os itens da caixa correspondente àquele espaço e coloque-os em seus devidos lugares

    Papéis de trabalho, livros e revistas

  1. Empilhe todos os seus jornais, contas, revistas e livros juntos em uma mesa ou área livre no chão.

  2. Procure nos montes, inspecionando cada item. Coloque os itens indesejados em uma lixeira e livros indesejados em uma pilha de doação.

  3. Guarde as suas contas na gaveta ou no sistema de arquivamento, se você já tem um. Pendure as próximas faturas em um refrigerador ou placa de cortiça para mantê-los claramente visíveis.

  4. Coloque os livros, jornais e revistas que você irá manter em uma prateleira ou em uma estante no ambiente em que você costuma utilizá-los com mais frequência.

    Organização dos quartos individuais

  1. Livre a sua casa da desordem. Visite cada quarto com um saco de lixo e uma caixa. Jogue lixo no saco de lixo e itens que podem ser doados para a caixa. Não se esqueça de incluir brinquedos, jogos, filmes e eletrônicos quebrados durante a sua limpeza.

  2. Remova itens de gavetas, armários e superfícies.

  3. Realoque os itens em local onde eles serão facilmente vistos e acessados, como no topo de uma cômoda, estante, penteadeira ou mesa. Coloque-os ao alcance da vista no lugar em que é mais provável que os use. Por exemplo, coloque todas as suas canetas de tinta em um copo em sua mesa para fácil acesso. Coloque os itens, tais como loções e maquiagem em sua cômoda para que você possa usá-los quando você estiver se vestindo para o dia. Isto vai poupar tempo de ter que procurar por toda parte um item que você precisa. Organize suas roupas nas gavetas separando os tipos de vestuário em gavetas específicas.

  4. Coloque os itens que estão fora de época, como roupas e roupas de cama, em caixas separadas. Rotule as caixas para que possam ser colocados de volta em armários e gavetas quando estiver na temporada de usá-los.

  5. Coloque os itens de limpeza nos quartos onde eles são mais susceptíveis de serem utilizados. Por exemplo, mantenha o limpador de forno em um armário na cozinha e limpador de vaso sanitário sob a pia do banheiro.

O que você precisa

  • Caixas de papelão vazias
  • Marcador
  • Sacos de lixo
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article