on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Paniculite nodular canina

Atualizado em 12 fevereiro, 2018

A paniculite nodular canina é uma doença que envolve áreas de inflamação, causando o surgimento de nódulos nos tecidos adiposos sob a pele. Esses nódulos podem ser localizadas ou exibidos em diversas áreas. A maioria dos cães recupera-se totalmente com o tratamento.

Características

Vários tipos diferentes de paniculite nodular podem ocorrer. A maioria não é vista com frequência em certas raças, grupos etários ou em machos ou fêmeas.

Loading...

Exceção

Uma exceção é o tipo chamado de paniculite nodular estéril. Essa forma da doença afeta particularmente os Dachshunds, embora os Collies, os Pastores Alemães e os Poodles em miniatura também estejam em alto risco.

Tipos

A paniculite nodular localizada aparece na forma de nódulos macios ou rígidos em uma pequena área do corpo. Os nódulos podem ser movidos sob a pele. A paniculite nodular multifocal também inicia dessa forma, mas logo se espalha para outras áreas.

Nódulos

Os nódulos podem ser da cor da pele do cão ou apresentar uma coloração castanha, vermelha ou amarela. Eles geralmente aparecem no abdômen, mas, às vezes, são localizados no pescoço, no tronco ou nas patas.

Paniculite nodular multifocal

Na paniculite nodular multifocal, a pele circundante morre com o passar do tempo, e os nódulos ulceram e drenam o líquido. A pele apresenta a formação de cicatrizes e o animal pode sofrer perda de pelagem permanente nessas áreas. O cão com essa forma da doença pode apresentar febre, depressão, apatia e perda de apetite.

Tratamento

Um veterinário pode remover cirurgicamente alguns nódulos na forma localizada. Quando o cão apresenta um grande número de nódulos, o tratamento geralmente envolve a administração de uma medicação corticoide até que as lesões sejam curadas. Às vezes, a doença retorna.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...