Papel do sistema cardiovascular

Escrito por jacklyn dephoff | Traduzido por ninah coracini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Papel do sistema cardiovascular
Seu coração age como um órgão de bombeamento, que força o sangue a fluir (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

O sistema cardiovascular é responsável pela distribuição do sangue em seu corpo. Há dois tipos de circulação sanguínea, que trabalham independentemente: a circulação pulmonar e a sistêmica. A circulação pulmonar é a estrada de sangue que flui para seus pulmões; a circulação sistêmica é o caminho do sangue para as outras partes do seu corpo. Através destas vias de circulação, o sistema cardiovascular desempenha funções vitais, tais como a regulação da homeostase, proteção e remoção de resíduos.

Outras pessoas estão lendo

Definição

O sistema cardiovascular, também conhecido como o sistema circulatório, é constituído de coração, sangue e vasos sanguíneos.

Seu coração age como um órgão de bombeamento, que força o sangue a fluir; o sangue é o meio de transporte que carrega oxigênio, nutrientes e produtos residuais e seus vasos sanguíneos atuam como dutos que ligam o seu coração a outras partes de seu corpo.

Regulação da homeostase

O sistema cardiovascular promove o equilíbrio para o seu corpo ou a homeostase. Por exemplo, ele regula a temperatura do corpo, removendo o excesso de calor através do suor quando o corpo estiver muito quente, ou desvia mais sangue para os órgãos vitais e longe das extremidades quando o corpo estiver frio.

Além disso, o sistema cardiovascular monitora o seu pH corporal e o equilíbrio da água. O papel fundamental do sistema cardiovascular na regulação da homeostase, de acordo com o National Cancer Institute (Instituto Nacional de Câncer), "depende do movimento contínuo e controlado de sangue ... no corpo. "

Distribiução de Nutrientes e Oxigênio

O sistema cardiovascular distribui oxigênio e nutrientes para diferentes partes de seu corpo através do mecanismo de bombeamento do coração, o que facilita ao sangue "pobre em oxigênio" fluir para os pulmões. Posteriormente, os pulmões filtram o sangue, tornando-o "rico em oxigênio". Ao sair dos pulmões, o sangue filtrado, nutrientes e hormônios são transportados para outras partes do seu corpo, através das artérias.

As artérias são os vasos sanguíneos grandes, que se ramificam em vasos cada vez mais pequenos, se estendendo por todo o corpo e para baixo, para o nível celular, onde se tornam capilares. É no nível capilar que as células recebem oxigênio e nutrição.

Remoção de materiais residuais

Em troca de sangue rico em oxigênio, nutrientes e hormônios, as células do seu corpo liberam resíduos, incluindo o dióxido de carbono, ureia e excesso de água.

Esses materiais residuais são transportados através do sistema cardiovascular, especificamente através de suas veias para os órgãos excretores para eliminação. Por exemplo, o corpo libera o excesso de água quando você transpira.

Proteção

Os glóbulos brancos presentes em seu sangue protegem seu organismo contra infecções e corpos estranhos. Também presentes no sangue estão os anticorpos, que são moléculas de proteínas produzidas por suas células para desativar as ações prejudiciais de antígenos.

Os antígenos são substâncias que seu corpo detecta como "estrangeiro", tais como bactérias, vírus, fungos, parasitas e produtos químicos. Por fim, as plaquetas, outro componente do sangue, ajudam no processo de coagulação para parar o sangramento de suas células, por exemplo, quando você tem uma ferida aberta.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível